Rio de Janeiro, 17 de Setembro de 2025

Velório de Ford será em Washington, com honras de Estado

Arquivado em:
Quarta, 27 de Dezembro de 2006 às 08:55, por: CdB

Ex-presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford, que assumiu o cargo depois do escândalo Watergate e mais tarde perdoou Richard Nixon, morreu aos 93 anos e será enterrado em Grand Rapids, no Estado do Michigan , informou a viúva, nesta quarta-feira.

- Minha família une-se a mim para compartilhar a difícil notícia de que Gerald Ford, nosso amado marido, pai, avô e bisavô, faleceu aos 93 anos - disse Betty Ford.

Ex-congressista republicano, Ford assumiu o governo prometendo que "nosso longo pesadelo nacional terminou". Ele governou por dois anos e meio, com um estilo às vezes ridicularizado, até que perdeu a eleição presidencial de 1976 para o democrata Jimmy Carter. Ford, o mais velho presidente dos EUA vivo, estava doente e fora da vida pública há anos. Ele foi o único presidente dos EUA que não foi eleito nem para a Presidência nem para a Vice-Presidência. Ford foi designado vice-presidente em 1973, depois que o vice de Nixon, Spiro Agnew, renunciou para evitar ser processado por corrupção.

Quando Nixon renunciou, em 9 de agosto de 1974, para evitar o impedimento, em meio ao escândalo da invasão politicamente motivada dos escritórios do Partido Democrata, no complexo Watergate, em Washington, Ford tornou-se presidente. Um mês depois, em 8 de setembro de 1974, Ford chocou o país e provocou forte polêmica ao dar a Nixon "perdão total, livre e absoluto" por qualquer crime que possa ter cometido no cargo.

Isso estabeleceu o padrão paradoxal deste político de tendência dura, que serviu durante 26 anos como congressista por Michigan.

"O presidente Ford foi um grande americano, que dedicou muitos anos de serviço ao nosso país. Com sua integridade discreta, bom senso e instintos bondosos, o presidente Ford ajudou a tratar do nosso país e a restaurar a confiança pública na Presidência", disse em comunicado o presidente George W. Bush.

Os detalhes do funeral ainda não foram finalizados, mas o corpo de Ford será levado para o velório oficial, com honras de Estado, em Washington.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo