Segundo o magnata norte-americano, a única forma legítima de julgamento seria “um julgamento pelo povo brasileiro – isso se chama eleição”.
Por Redação – de Brasília e Washington
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump usou sua rede social, a Truth Social, nesta segunda-feira, para elogiar o ex-mandatário neofascista Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a acusação de liderar o golpe de Estado fracassado no 8 de Janeiro. Segundo Trump, o processo contra Bolsonaro consiste em uma “terrível injustiça”.

“O Brasil está fazendo algo terrível no tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho observado, assim como o mundo, enquanto eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano!”, escreveu Trump. Em outro trecho, acrescentou: “ele não é culpado de nada, exceto de ter lutado pelo povo”.
Segundo o magnata norte-americano, a única forma legítima de julgamento seria “um julgamento pelo povo brasileiro – isso se chama eleição”.
Posse de Lula
A mensagem foi publicada no momento em que Bolsonaro se vê cada vez mais isolado no cenário político nacional, envolvido em múltiplas investigações e com os direitos políticos suspensos até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O réu enfrenta outro processo, no STF, suspeito de tentar deslegitimar o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio de um ato golpista. O plano previa, inclusive, o assassinato do presidente e de outras autoridades.
A nota de Trump reforça a conexão ideológica entre os dois líderes da extrema direita internacional, marcada por desinformação, desprezo pelas instituições democráticas e tentativa de deslegitimar eleições.