Tropas fiéis ao governo interino da Somália, com o apoio de soldados da Etiópia, alcançaram nesta quinta-feira a periferia da capital somali, Mogadíscio, depois que a cidade foi abandonada por milícias islâmicas que a controlavam desde junho.
- Nós estamos em Mogadíscio -, anunciou o primeiro-ministro da Somália, Mohamed Ali Gedi.
- Estamos coordenando nossas forças para assumir o controle de Mogadíscio -, completou.
Testemunhas disseram que as tropas do governo foram recebidas com aplausos e gritos entusiasmados da população da capital.
- As pessoas estão aplaudindo e acenando com flores para as tropas -, disse Abdikadar Abdulle, um morador de Mogadíscio.
Um porta-voz do governo interino disse que a maioria das forças que chegaram a Mogadíscio são somalis.
- O governo está comprometido com a restauração da lei e da ordem, e com a implementação das instituições. Queremos restaurar a lei e a ordem -, disse Abdirahman Dinari.
A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que dois barcos carregando refugiados somalis naufragaram na costa do Iêmem. Pelo menos 17 pessoas morreram, e outras 140 estão desaparecidas.
De acordo com os relatos, os barcos desaparecidos eram parte de um grupo de quatro que haviam cruzado o Golfo de Aden. Os passageiros dos outros barcos foram resgatados pela agência de refugiados da ONU.
Tropas do governo chegam à Somália
Arquivado em:
Quinta, 28 de Dezembro de 2006 às 19:01, por: CdB