Forças britânicas no sul do Iraque invadiram o prédio de uma unidade da polícia iraquiana em Basra nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira e resgataram 178 prisioneiros por temer que dezenas deles seriam executados. Mais de mil soldados, com o apoio de helicópteros e veículos blindados, participaram da operação que destruiu o prédio em Jamiat.
O porta-voz militar britânico, Charlie Burbridge, disse que a unidade, suspeita de cometer crimes graves e assassinatos, foi dissolvida. A operação foi realizada depois que sete oficiais iraquianos foram presos na sexta-feira por suposto envolvimento em corrupção e em condução de um esquadrão da morte na unidade.
Os prisioneiros resgatados nesta segunda-feira foram submetidos a exame médico e transferidos para outra delegacia, de acordo com Tane Dunlop, porta-voz britânico.
A Grã-Bretanha possui 7,2 mil soldados no sul do Iraque, a maioria na área de Basra. Em outros desdobramentos, forças americanas no Iraque detiveram dois emissários iranianos que haviam sido convidados a entrar no país pelo presidente Jalal Talabani.
Tropas britânicas invadem unidade da polícia iraquiana
Arquivado em:
Segunda, 25 de Dezembro de 2006 às 12:52, por: CdB