"Se todos fosse iguais a você...". O compositor desta e de muitos outros clássicos da música popular brasileira faria nesta quinta-feira 80 anos. Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, ou simplesmente Tom Jobim, é o compositor mais gravado no exterior e em parceria com o poeta Vinícius de Moraes compôs Garota de Ipanema e, ao lado de João Gilberto, é considerado um dos pais da Bossa Nova.
Tom começou a estudar piano em 1941. Na década de 50, Tom começou a tocar em boates Rio e compôs com o parceiro Newton Mendonça Desafinado e O samba de um nota só, que marcaram os primórdios da bossa nova. Com o poetinha compôs Só danço o samba e Samba do avião. Na década de 60 o músico Stan Getz gravou uma versão instrumental de Desafinado que vendeu 1 milhão de cópias. Em 1967, gravou o álbum Francis Alberto Sinatra & Antonio Carlos Jobim.
Na década de 70 vieram os clássicos Águas de Março e Lígia. Ainda nos anos 70 e também nos anos 80, Tom fez parcerias com Elis Regina, Miucha e Toquinho. Em 1989, comemora os 25 anos da sua música mais famosa (Garota de Ipanema), na voz de Astrud Gilberto. A canção foi executada mais de 3 milhões de vezes só nos EUA, fazendo de Tom o segundo autor estrangeiro mais tocado no país. Em 1992, Tom foi o tema do samba-enredo da Mangueira Se todos fossem iguais a você.
No dia 6 de dezembro de 1993, em um hospital em Nova York, operou um tumor na bexiga. Dois dias depois, teve duas paradas cardíacas e não resistiu. No dia seguinte, seu corpo desembarcou no Rio, cidade por qual era apaixonado, foi velado no Jardim Botânico, onde gostava de caminhar, e foi enterrado no Cemitério São João Batista.
Tom Jobim: o maestro faria 80 anos nesta quinta-feira
Arquivado em:
Quinta, 25 de Janeiro de 2007 às 14:10, por: CdB