Pesquisa mostra que presidente de facto, Michel Temer, é o governante mais impopular da face da Terra. Brasil passa vergonha.
Por Redação, com Ansa - de São Paulo
Presidente de facto, empossado após o golpe de Estado em Maio do ano passado, o brasileiro Michel Temer foi considerado o governante com maior taxa de rejeição do mundo. Fica atrás até do venezuelano Nicolás Maduro, segundo colocado no certame. Os dados estão em uma pesquisa do grupo de análise política Eurasia. De acordo com a sondagem divulgada nesta quinta-feira, que coletou dados a partir do mês de agosto, Temer detém 3% de aprovação popular. A menor, na face da Terra.
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que enfrenta denúncias de corrupção, tem 18%. Já o venezuelano Nicolás Maduro, que trava um confronto político interno com a oposição e cujo país fora sancionado em fóruns internacionais devido à censura e prisão de seus adversários, tem 23% de apoio popular.
Denúncia
A lista dos líderes "mais impopulares" conta ainda com o mexicano Enrique Penã Nieto, com 28% de aprovação; a premier britânica, Theresa May, que possui 31% e conduz o polêmico processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE); o norte-americano Donald Trump, com 37%; e o francês Emmanuel Macron, com 45%, que, apesar de recém-eleito, tem gerado reações internas por seus projetos de reformas.
Na noite passada, Temer se livrou da cadeia, após negociar votos para impedir que uma denúncia por formação de quadrilha e obstrução de Justiça seguisse adiante, no Supremo Tribunal Federal (STF). Foi a segunda, em três meses. A Câmara dos Deputados negou o prosseguimento do processo por 251 votos a favor e 233 contrários.