A indústria sul-coreana LG Electronics espera um crescimento de 17% nas vendas de telefones celulares em 2007, segundo uma fonte próxima à empresa. O total de unidades vendidas deve chegar a 75 milhões de aparelhos. Para analistas, novos modelos e uma maior base de clientes devem reforçar os ganhos. Quinta maior fabricante mundial de telefones celulares no terceiro trimestre de 2006, a LG viu sua fatia do mercado diminuir no ano passado após os sucessos nos lançamentos do RAZR, da Motorola, e do Walkman, da Sony Ericsson.
Estima-se que a LG tenha vendido cerca de 64 milhões de unidades no último ano, de acordo com fontes da empresa e analistas. A meta inicial, estabelecida no começo de 2006, era chegar a 70 milhões de aparelhos vendidos. A companhia ainda não divulgou sua previsão oficial para 2007. Analistas esperam que a venda de aparelhos em 2007 da LG gire em torno de 74 a 76 milhões de unidades, com os novos modelos, como o fino Chocolate e o metálico Shine, prometendo resultados sólidos.
- A LG agora está fazendo telefones de melhor qualidade e pode expandir sua fatia de mercado em GSM - disse S.R. Kwon, um analista da Hyundai Securities, que ressaltou a ampliação da base de clientes para a terceira geração de telefones celulares que inclui Vodafone e Cingular Wireless.
Para o analista da Woori Securities Kevin Lee, como afirmou a jornalistas, "a recente diminuição no ritmo de vendas da Motorola, especialmente com seus últimos modelos KRZR, pode dar uma chance à LG para voltar à briga":
- Mas a Sony Ericsson está crescendo, então ainda é preciso esperar para ver quanto de fatia de mercado a LG pode obter.
Em dezembro, a LG substituiu o presidente-executivo, o vice-presidente financeiro e o diretor da área de telefonia celular em um remanejamento para retomar o crescimento da empresa.