Rio de Janeiro, 14 de Setembro de 2025

SP: mais 19 unidades de saúde passam a oferecer vacina da febre amarela

Arquivado em:
Quarta, 25 de Outubro de 2017 às 09:03, por: CdB

Com isso, 27 postos em toda a região terão vacinas para imunizar a população contra a doença. A expectativa é que o atendimento seja ampliado para 33 unidades até o fim desta semana

Por Redação, com ABr - de São Paulo:

A partir desta quarta-feira, mais 19 Unidades Básicas de Saúde passaram a integrar a campanha emergencial de vacinação contra a febre amarela na Zona Norte da capital paulista. Com isso, 27 postos em toda a região terão vacinas para imunizar a população contra a doença. A expectativa é que o atendimento seja ampliado para 33 unidades até o fim desta semana.

febre-1.jpg
Além das unidades fixas, a vacinação é feita também em um posto volante

Desde o último sábado, centenas de pessoas têm procurado os postos de saúde da região do Horto Florestal, e as filas têm sido grandes.

O local abriga um dos parques estaduais da cidade, encravado ao pé da Serra da Cantareira; área limite entre ocupações urbanas e trechos de preservação ambiental da Mata Atlântica. Na última sexta-feira, foi encontrado no Horto um macaco bugio morto. Exames confirmaram a presença do vírus da febre amarela.

Desde então, estão fechados para a visitação pública tanto o Horto Florestal; como o parque da Cantareira, na divisa com o município de Mairiporã.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o dia anterior, tinham sido vacinadas no entorno do Horto Florestal e do Parque Estadual da Cantareira, 24.995 pessoas.

Somando a população que vem sendo imunizada desde o dia 11 de setembro, no Distrito Anhanguera, no noroeste da cidade; o número sobe para 63.679, o que é ainda baixo diante da meta de vacinar 2,5 milhões de pessoas.

Além das unidades fixas, a vacinação é feita também em um posto volante, na sede da associação de bairro da Vila Amélia; que fica na Rua Tomé Afonso de Moura, 345.

Unidade de saúde

O secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, alerta que “não há motivo para pânico; ou corrida às unidades de saúde” porque, gradativamente, serão atendidos todos os moradores da Zona Norte.

Ele lembrou que a prioridade é aplicar a dose única da vacina na população que vive até 500 metros do parque do Horto Florestal. Em uma segunda fase, a imunização será ampliada para os que residem a mil metros de distância deste local.

A secretaria lembra ainda que algumas pessoas não podem tomar a vacina, caso de gestantes, mulheres amamentando, crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). A prefeitura recomenda que essas pessoas consultem um médico.

Parques

Na terça-feira, foi anunciado o fechamento para visitação do parque Anhanguera, na região de Perus, bairro do extremo noroeste. Nesse local, foi encontrado um macaco do tipo sagui e os primeiros testes indicam se tratar também de mais um caso de febre amarela. Fata a confirmação por meio do exame histoquímico. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente também recomenda a não utilização dos parques lineares Canivete e Córrego do Bispo. As medidas são por tempo indeterminado.

Mais uma vez, a prefeitura destaca que os primatas não são transmissores do vírus, e sim os mosquitos Haemagogus e Sabethes.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo