Violentos combates explodiram nesta quarta-feira em várias frentes entre forças governamentais e combatentes islamitas perto da cidade de Baidoa, sede das frágeis instituições de transição somalis.
- Posso confirmar que combates violentos são travados em várias frentes, perto da cidade de Mode Mode - anunciou um chefe militar dos tribunais islâmicos, Mohamed Ibrahim Bilal, à agência francesa de notícias AFP.
O governo de transição confirmou os combates em várias frentes de Baidoa. A guerrilha islâmica somali iniciou na madrugada desta quarta-feira uma grande ofensiva contra as tropas do governo no sul do país, um dia após expirar o ultimato para a retirada das tropas etíopes, que apóiam os soldados governamentais.
- As forças islâmicas iniciaram uma ofensiva contra as tropas governamentais na região de Idale. Há vítimas, mas não posso dizer quantas - disse Mohamed Abdulahi, um morador da região.
Os confrontos ocorrem em uma zona comercial de Idale, 60 km ao sul da sede do governo em Baydhabo, e a 250 km a noroeste da capital Mogadíscio.