Rio de Janeiro, 16 de Setembro de 2025

Sistema de segurança alimentar poderá ter pesquisas para a área

Arquivado em:
Quarta, 31 de Janeiro de 2007 às 14:51, por: CdB

Integrantes do grupo de trabalho que estuda propostas para criação de indicadores que servirão de base de monitoramento para o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional avaliam nesta quarta-feira, em reunião no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a elaboração das pesquisas nacionais de produção agrícola e industrial realizadas pelo instituto.

Segundo a assessora do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) Priscila Bocchi, o grupo pretende definir como incluir nas pesquisas de abrangência nacional e de amostragem uma abordagem, por exemplo, em relação a situações específicas de comunidades mais afetadas pela falta de segurança alimentar, como populações indígenas e negras.

- O objetivo é monitorar melhor a segurança alimentar nessa área de produção agrícola e industrial. Poder saber se melhorou a situação de pobreza, se as pessoas estão passando menos dificuldade de se alimentar melhor. Isso desde a dimensão da produção de alimentos, por exemplo, se há ou não falta, passando pela saúde e educação, sistema social, disponibilidade de alimento e acesso -, disse Bocchi.

Bocchi adiantou que uma das propostas para monitoramento do Sistema Nacional de Alimentação é criar um banco de dados que reúna todos os indicadores realizados por vários órgãos que contribuam para uma visão intersetorial da segurança alimentar.

Isso não mudaria a realização de pesquisas independentes feitas por órgãos, entidades e institutos, como o próprio IBGE, por exemplo.

- Por enquanto, não vai mudar. A idéia é ter uma abordagem que melhor avalie a situação de grupos vulneráveis -, afirma.

O grupo de trabalho foi criado em 2006 no âmbito do Consea e reúne representantes de vários ministérios e órgãos. Desde então, ocorrem reuniões constantes para formulações de propostas que serão apresentadas na Conferência Nacional de Segurança Alimentar, marcada para maio deste ano, em Fortaleza (CE).

A lei orgânica de Segurança Alimentar que prevê a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar foi promulgada no ano passado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva. O sistema ainda precisa de regulamentação.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo