Rio de Janeiro, 17 de Setembro de 2025

Sindicalistas e governo assinam acordo

Arquivado em:
Quarta, 27 de Dezembro de 2006 às 11:58, por: CdB

Integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Força Sindical, entre outras centrais sindicais, reunidos com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Luiz Marinho, do Trabalho e Nelson Machado, da Previdência, assinaram nesta quarta-feira o acordo do reajuste do salário mínimo e a correção da tabela do Imposto de Renda (IR), em encontro no Palácio do Planalto.

Os ministros Luiz Marinho (Trabalho) e Nelson Machado (Previdência) fecharam, no último dia 20, com as centrais sindicais, um acordo para reajustar o salário mínimo de R$ 350 para R$ 380. O aumento, de 8,6%, será antecipado em um mês e entrará em vigor em março de 2007 --neste ano foi em abril. A Força ressalta, entretanto, que o aumento real (descontando a inflação) foi de 5,3%.

O acordo, segundo a Força, prevê ainda uma política de valorização do salário mínimo. Até 2010 o salário mínimo será reajustado com base na inflação mais o PIB (Produto Interno Bruto) e a data de vigência será antecipada a cada ano até que será fixada no mês de janeiro, em 2010. O documento prevê, ainda, a correção da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física em 4,6%, percentual acima dos 3% acertados anteriormente entre governo e o relator do Orçamento, Valdir Raupp (PMDB-RO). Esse percentual de 3% já foi inclusive aprovado na Câmara e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetaria eventuais modificações.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo