A presidente da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), do Estado do Rio, Marilene Ramos, visita nesta sexta-feira, alguns dos municípios mais castigados pelas fortes chuvas dos últimos dias, entre os quais Nova Friburgo, na Região Serrana, Campos dos Goytacazes e São João da Barra, no Norte Fluminense.
Ela acompanhará o secretário do Ambiente, Carlos Minc. O objetivo é verificar a situação dos rios e suas nascentes e das lagoas, que sofreram processos de assoreamento, provocando transbordamento e deixando várias famílias desabrigadas.
A Serla já começou a desenvolver ações emergenciais enviando para as cidades dragas, caminhões, carretas e escavadeiras. Na quarta-feira, técnicos do órgão iniciaram os trabalhos em Nova Friburgo, onde pontos de assoreamento no córrego Dantas, afluente do Rio Bengalas, estão sendo desobstruídos, no bairro Jardim Califórnia.
Uma seção de vazão em outro afluente do córrego Dantas, no bairro São Geraldo, foi obstruída por pedras, já retiradas pela equipe de técnicos. A Serla também está prestando auxílio à prefeitura local na desobstrução do córrego da Cascata, no bairro Vila Nova e realizando intervenções no Rio Macucu, no Centro da cidade.