Secretários de Segurança Pública estaduais vão pedir ao governo federal a colaboração mais intensa de tropas do Exército para reforçar a fiscalização nas fronteiras de todo o país. O trabalho deverá ser feito em parceria com as polícias estaduais, federal e rodoviária.
A decisão foi tomada nesta sexta-feira, em Curitiba, na 18º Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), da qual participaram representantes de 13 estados.
A proposta técnica preliminar já foi elaborada pelos secretários do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo o o secretário de Segurança Pública do Paraná e presidente do Consesp, Luiz Fernando Delazari, a justificativa é que a violência urbana está relacionada às armas de fogo e drogas que entram de forma intensa pelas fronteiras por falhas na fiscalização.
- Só vamos ter de fato uma melhoria na segurança pública do país se tivermos um trabalho intenso na região de fronteiras -, afirmou Delazari.
Também foram discutidos na reunião os trabalhos do Gabinete de Segurança Institucional e a necessidade de mais orçamento para o Fundo Nacional de Segurança Pública e o Fundo Penitenciário Nacional, entre outros assuntos. Delazari informou que as propostas serão encaminhadas aos Ministérios do Exército e da Justiça.
Secretários estaduais de Segurança pedirão reforço ao Exército
Arquivado em:
Sexta, 19 de Janeiro de 2007 às 19:22, por: CdB