O que é NFT
Cada vez mais pessoas estão utilizando NFT, mas ainda há muitas pessoas que desconhecem seu significado ou não entendem para que serve, mesmo diante de vários casos que foram expostos na mídia, como você verá adiante. NFT (Non-fungible token) ou token não fungível é um token criptográfico em uma blockchain que representa um ativo exclusivo (pode ser uma música), que pode ser originalmente digital ou ser uma versão digitalizada do mundo real. Também podem ser chamados de cripto-colecionáveis. A propriedade não fungível do NFTs significa que não podem ser substituídos. Os NFTs são únicos e de quantidade limitada. Eles são importantes para a economia digital impulsionada pelo blockchain. Assim, projetos como jogos, certificados e belas artes utilizam NFT. Os NFTs não são intercambiáveis, por isso são usados como forma de autenticar e comprovar propriedade no mundo digital. A fungibilidade está relacionada com o rastreio da origem de algo. Isso é muito relevante quando se trata de peças colecionáveis. Sendo assim, ao adicionar o NFT a algum ativo, ele se torna exclusivo, único.Usos dos NFTs
A tecnologia blockchains já é bastante conhecida para serviços financeiros, como transações com Bitcoins. Apesar disso, cada vez mais é utilizada na indústria artística através dos tokens. Através do seu uso, é possível prevenir gasto duplo de valores, por exemplo, além de evitar que dados sejam copiados e alterados. Os NFTs estão sendo utilizados para emitir itens digitais exclusivos e cripto-colecionáveis. Veja algumas aplicações:- Jogos - Uso de blockchain para tokenizar ativos de jogos.
- Itens colecionáveis - uso de tokens em ativos do mundo real.
- Identidade digital - O armazenamento de dados de identificação no blockchain aumenta a privacidade e integridade dos dados. Além disso, é possível realizar transferências a ativos de forma mais fácil e segura.
- Logan Paul, youtuber americano, que tokenizou uma arte dele segurando uma carta de Pokémon e com isso faturou US $5 milhões.
- A cantora Grimes leiloou uma conjunto de obras de arte digital, usando NFT em algumas das peças, resultando em um lucro de US$ 6 milhões em um único evento.
- Jack Dorsey, cofundador e CEO do Twitter tokenizou um twitter que foi leiloado recebendo ofertas que chegaram a US$ 2,5 milhões.