Rio de Janeiro, 17 de Setembro de 2025

Saiba o que é NFT e porque você deve ficar de olho

Arquivado em:
Quarta, 27 de Abril de 2022 às 22:31, por: CdB
Na internet nem sempre é fácil descobrir a origem de algo, seu criador, a quem pertence a sua propriedade. No entanto, nos últimos anos a tecnologia NFT vem ganhando espaço e se mostrando uma ótima alternativa principalmente para artistas que disponibilizam e comercializam seus produtos através da rede mundial.  Apesar de seu uso estar em crescimento, grande parte da população não sabe o que é nft. Sendo assim, descubra nesta artigo o que é nft e porque deve ficar de olho nele.
DINHE.jpg
Imagem: Divulgação

O que é NFT

Cada vez mais pessoas estão utilizando NFT, mas ainda há muitas pessoas que desconhecem seu significado ou não entendem para que serve, mesmo diante de vários casos que foram expostos na mídia, como você verá adiante. NFT (Non-fungible token) ou token não fungível é um token criptográfico em uma blockchain que representa um ativo exclusivo (pode ser uma música), que pode ser originalmente digital ou ser uma versão digitalizada do mundo real. Também podem ser chamados de cripto-colecionáveis. A propriedade não fungível do NFTs significa que não podem ser substituídos. Os NFTs são únicos e de quantidade limitada. Eles são importantes para a economia digital impulsionada pelo blockchain. Assim, projetos como jogos, certificados e belas artes utilizam NFT. Os NFTs não são intercambiáveis, por isso são usados como forma de autenticar e comprovar propriedade no mundo digital. A fungibilidade está relacionada com o rastreio da origem de algo. Isso é muito relevante quando se trata de peças colecionáveis. Sendo assim, ao adicionar o NFT a algum ativo, ele se torna exclusivo, único.

Usos dos NFTs

A tecnologia blockchains já é bastante conhecida para serviços financeiros, como transações com Bitcoins. Apesar disso, cada vez mais é utilizada na indústria artística através dos tokens. Através do seu uso, é possível prevenir gasto duplo de valores, por exemplo, além de evitar que dados sejam copiados e alterados.  Os NFTs estão sendo utilizados para emitir itens digitais exclusivos e cripto-colecionáveis. Veja algumas aplicações:
  • Jogos - Uso de blockchain para tokenizar ativos de jogos.
  • Itens colecionáveis - uso de tokens em ativos do mundo real.
  • Identidade digital - O armazenamento de dados de identificação no blockchain aumenta a privacidade e integridade dos dados. Além disso, é possível realizar transferências  a ativos de forma mais fácil e segura.
Assim, muitas pessoas estão criando seus NFTs e alguns casos já tiveram auta repercussão como os casos de:
  • Logan Paul, youtuber americano, que tokenizou uma arte dele segurando uma carta de Pokémon e com isso faturou US $5 milhões.
  • A cantora Grimes leiloou uma conjunto de obras de arte digital, usando NFT em algumas das peças, resultando em um lucro de US$ 6 milhões em um único evento.
  • Jack Dorsey, cofundador e CEO do Twitter tokenizou um twitter que foi leiloado recebendo ofertas que chegaram a US$ 2,5 milhões.
Casos assim, devem ser mais comuns e frequentes à medida que mais pessoas compreenderem o que é nft, seu potencial de uso e a facilidade de criá-los. Assim, com NFT é possível confirmar a propriedade de um ativo, como quadro ou música. Em ativos deste tipo, a propriedade é que gera o valor dele. Portanto, o NFT atesta a propriedade de maneira pública e transparente.

Como fazer um NFT

Você pode criar seu próprio NFT no BSC ou Ethereum facilmente, desde que possua alguma criptomoeda para pagar a taxa de cunhagem e algo para se transformar em um NFT. A maior parte dos NFTs estão presentes no Ethereum, que possui uma base grande de usuários, assim como uma comunidade estável. No entanto, as taxas de transação são bem caras. Já o BSC é um blockchain mais recente, mas que vem crescendo no mercado de NFT e as taxas de transação são menores que no Ethereum.

Conclusão

NFT é token insubstituível que tem a capacidade de conferir uma identidade única a um determinado ativo. Por conta dessa capacidade, o uso de NFTs cresce em cripto-colecionáveis, já que permite determinar a propriedade do ativo publicamente e forma transparente. A partir disso, muitos casos de criação de NFTs já viralizaram, como o do Logan Paul, youtuber americano, da cantora Grimes e do cofundador e CEO do Twitter, Jack Dorsey. Casos assim comprovam que o NFT pode ser aplicado a tudo, inclusive, qualquer pessoa pode criar um NFT, através do BSC ou  Ethereum, desde que tenha alguma criptomoeda para pagar as taxas do serviço. Com os NFts as transações são mais rápidas, fáceis e seguras.
Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo