O Departamento de Estado americano negou nesta sexta-feira que o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein já tenha sido entregue a autoridades do Iraque como preparativo para sua execução. O ex-ditador iraquiadno poderá ser executado às 6h da manhã deste sábado em Bagdá.
- Meu entendimento é de que não houve mudança em seu status -, afirmou Tom Casey, porta-voz do Departamento de Estado americano.
O dia no Iraque foi de intensa especulação sobre a possível iminência da execução de Saddam. De acordo com a imprensa internacional, o juiz Munir Haddad, membro do tribunal que recusou uma apelação dos advogados de Saddam contra a execução, disse que a sentença será cumprida até sábado.
- Todas as medidas foram tomadas -, disse Haddad.
- Não há razão para adiamentos -, completou.
No início desta semana, a Justiça iraquiana decidiu manter a sentença de morte contra Saddam, que foi condenado no último dia 5 de novembro pela morte de 148 xiitas na cidade de Dujail, em 1982.
A decisão abriu caminho para que Saddam seja enforcado a qualquer momento dentro das próximas quatro semanas. Pouco antes do pronunciamento do Departamento de Estado americano, os advogados de defesa de Saddam haviam dito que o ex-presidente já estava sob custódia iraquiana.
Nos últimos meses, Saddam permaneceu sob a custódia de forças militares americanas em Bagdá. Apesar de negar a transferência, o governo americano orientou todas as embaixadas dos Estados Unidos a se preparar para a execução de Saddam dentro dos próximos dias.
O conselheiro de Segurança Nacional do Iraque, Muwaffaq al-Ruba'i, disse nesta sexta-feira que a execução de Saddam será gravada em vídeo.
- Toda a documentação será gravada em vídeo: desde a cela até a execução. E a execução em si também será documentada -, afirmou.
Execução
As pessoas que vão testemunhar a execução do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein se reuniram nesta sexta-feira na Zona Verde de Bagdá, a região fortificada sob proteção do exército norte-americano, em preparação para o seu enforcamento.
Segundo informou um conselheiro do primeiro-ministro Nouri al-Maliki , Saddam deve ser executado antes das 6h da manhã em Bagdá (1h da manhã em Brasília).
O horário foi combinado durante uma reunião entre oficiais dos governos do Iraque e dos Estados Unidos, quando o governo iraquiano pediu formalmente que a custódia de Saddam fosse entregue a eles.
Saddam Hussein pode ser executado no sábado
Arquivado em:
Sexta, 29 de Dezembro de 2006 às 17:32, por: CdB