Rio de Janeiro, 15 de Setembro de 2025

Rússia acusa EUA de fingirem combater EI na Síria e no Iraque

Arquivado em:
Terça, 10 de Outubro de 2017 às 07:24, por: CdB

Em resultado, disse, os militantes se transferiram em grandes números de áreas da fronteira iraquiana para Deir al-Zor, onde estão tentando se instalar na margem esquerda do rio Eufrates

Por Redação, com Reuters - de Moscou:

A Rússia acusou os Estados Unidos nesta terça-feira de fingirem combater o Estado Islâmico e de reduzirem deliberadamente os ataques aéreos no Iraque para permitir que militantes do grupo sigam para a Síria para conter o avanço do Exército sírio, que tem apoio dos russos.

estadoislamico.jpg
A Rússia acusou os Estados Unidos nesta terça-feira de fingirem combater o Estado Islâmico

No sinal mais recente das tensões crescentes entre Moscou e Washington; o Ministério da Defesa russo disse em um comunicado que a coalizão liderada pelos EUA; reduziu drasticamente os ataques aéreos no Iraque em setembro; quando as forças sírias, apoiadas pelo poderio aéreo russo, começaram a retomar a província de Deir al-Zor.

– Todos veem que a coalizão liderada pelos EUA está fingindo combater o Estado Islâmico, sobretudo no Iraque. Mas continuando a supostamente combater o Estado Islâmico na Síria ativamente por alguma razão – disse o general Igor Konashenkov, porta-voz do ministério.

Em resultado, disse, os militantes se transferiram em grandes números de áreas da fronteira iraquiana para Deir al-Zor; onde estão tentando se instalar na margem esquerda do rio Eufrates.

– As ações do Pentágono e da coalizão exigem uma explicação. Será que esta mudança de método é um desejo de complicar tanto quanto puderem a operação do Exército sírio; apoiado pela Força Aérea russa, para recuperar território ao leste do Eufrates? – questionou Konashenkov.

Manobra habilidosa

– Ou será uma manobra habilidosa para expulsar terroristas do Estado Islâmico do Iraque forçando-os a entrar na Síria e na rota do bombardeio cirúrgico da Força Aérea russa?.

Ele disse que as tropas sírias estão envolvidas em um esforço para repelir o Estado Islâmico da cidade de Al-Mayadin, a sudeste de Deir al-Zor. Mas que o grupo militante tenta reforçar suas fileiras diariamente com “mercenários estrangeiros” vindos do Iraque.

 
Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo