Rio de Janeiro, 04 de Setembro de 2025

Roubos de rua caem em Niterói, aponta levantamento

Arquivado em:
Segunda, 01 de Setembro de 2025 às 11:05, por: CdB

Balanço do ISP mostra redução em julho, mas acumulado do ano ainda indica crescimento de 27% nos crimes.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

Niterói registrou em julho queda do ano nos roubos de rua. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam 75 ocorrências no mês, número 23% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 97 casos. O balanço acumulado entre janeiro e julho mostra que a criminalidade segue em patamar elevado: 779 registros em 2025 contra 614 no mesmo intervalo de 2024, um aumento de 27%.

Roubos de rua caem em Niterói, aponta levantamento | Niterói tem redução nos casos de roubo de rua
Niterói tem redução nos casos de roubo de rua

Estratégias policiais e reforço no patrulhamento

De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Militar, o 12º BPM, responsável pela segurança no município, adotou uma série de medidas para tentar conter o avanço da violência. Entre elas, estão o aumento do efetivo do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), a disponibilização de novas viaturas e a intensificação das abordagens a pessoas e veículos. O batalhão também afirma manter monitoramento eletrônico em pontos considerados sensíveis da cidade.

Essas iniciativas, segundo a corporação, têm como objetivo não apenas reduzir os índices criminais, mas também restabelecer a sensação de segurança da população e de visitantes que circulam em áreas turísticas e comerciais.

Caso recente expõe vulnerabilidades

Mesmo com a redução nos números de julho, um episódio ocorrido neste mês reforçou os riscos ainda presentes. No dia 16, uma turista dos EUA foi esfaqueada durante uma tentativa de assalto na Praia de Icaraí, uma das mais movimentadas da cidade. De acordo com a Polícia Militar, havia patrulhamento próximo ao local e uma equipe conseguiu prestar socorro imediato, levando a vítima ao Hospital Estadual Azevedo Lima. O caso gerou repercussão e reações de alerta sobre a necessidade de intensificar a prevenção em áreas frequentadas por estrangeiros.

Investimentos municipais em segurança

Embora a segurança pública seja formalmente uma atribuição estadual, a Prefeitura de Niterói afirma ter assumido papel ativo no enfrentamento à criminalidade. Em nota, destacou que os resultados recentes são fruto de investimentos em tecnologia, integração entre forças policiais e ações sociais voltadas para prevenção.

“Embora seja atribuição estadual, Niterói investe R$ 1 milhão por mês no Proeis e no Regime Adicional de Serviço (RAS), que garante o reforço de mais 248 policiais militares e 800 policiais civis atuando na cidade”, informou em nota a administração municipal.

Com o desafio de manter a tendência de queda observada em julho, autoridades estaduais e municipais reforçam a necessidade de continuidade das operações conjuntas, do uso de tecnologia e da integração entre policiamento ostensivo e investigação. O objetivo é reduzir os indicadores ao longo do segundo semestre e evitar que a alta registrada nos primeiros meses se consolide como marca de 2025.

Ciclovia do Centro de Niterói bate recorde e se consolida como a mais movimentada do Brasil

A ciclovia da Avenida Marquês do Paraná, no Centro de Niterói, na Região Metropolitana do Estado do Rio, alcançou um novo recorde de utilização. Na última quarta-feira, mais de 7 mil ciclistas passaram pelo local em apenas 24 horas, consolidando a via como a de maior fluxo de bicicletas do país.

Em março deste ano, o espaço já havia registrado outro marco, com 6.810 passagens em um único dia. O monitoramento é feito pela Eco-Counter Brasil, empresa responsável pela contagem em ciclovias e calçadões em diferentes cidades brasileiras.

Segundo os dados, entre março de 2024 e março de 2025, foram contabilizadas mais de 1,5 milhão de passagens de ciclistas apenas na Marquês do Paraná. A ciclovia é considerada um dos principais eixos cicloviários da cidade, ajudando a reduzir o tempo de deslocamento e promovendo a mobilidade urbana sustentável.

Investimentos e resultados

De acordo com o coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, os números refletem as políticas públicas adotadas pela cidade nos últimos anos.

– A cidade vem incentivando a cultura da bicicleta com a expansão da malha cicloviária, o sistema gratuito de bicicletas compartilhadas, bicicletário público, além da integração com outros modais e do estímulo ao uso diário, seja para o lazer ou para os deslocamentos cotidianos – afirmou.

Nos últimos 12 anos, a prefeitura ampliou a malha cicloviária em mais de 330%, passando de 20 para 86 quilômetros em 2025. Outros quatro quilômetros estão em fase de implantação.

O NitBike, sistema gratuito de bicicletas compartilhadas, já superou 1,5 milhão de viagens, com cerca de 150 mil usuários cadastrados. Outro destaque é o Bicicletário Arariboia, o primeiro público e gratuito do Brasil, com 900 vagas disponíveis.

O Polo Cicloviário Arariboia também promove ações permanentes para fortalecer a cultura da bicicleta, incluindo eventos, campanhas educativas e parcerias, reforçando o compromisso de Niterói com uma mobilidade mais sustentável e inclusiva.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo