Rio de Janeiro, 01 de Setembro de 2025

Rio: Grupo Pedras apresenta o espetáculo infantil ‘Rosa e a Floresta’

Arquivado em:
Quinta, 04 de Maio de 2023 às 15:43, por: CdB

Este é o segundo espetáculo autoral do grupo para o universo infantil, diverte as crianças com mensagens de proteção ao planeta Terra, nossa casa maior. Ao longo da encenação, quarteto de atores também apresenta canções originais tocadas ao vivo.


Por Redação - do Rio de Janeiro

A programação ao ar livre e com entrada franca no Rio de Janeiro ganha reforço com a peça infantil Rosa e a Floresta neste final de semana. Sábado, às 16h, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, e domingo, também às 16h, na Praça dos Cavalinhos, na Tijuca, o público pode conferir a nova montagem infantil, repleta de música, do premiado Grupo Pedras, com patrocínio da Saúva Jataí.




teatro.jpeg
Cena de 'Rosa e a Floresta'

Este é o segundo espetáculo autoral do grupo para o universo infantil, o primeiro foi Rosa e a Semente, 2018, que conquistou o Prêmio Zilka Salaberry de Melhor Atriz (Helena Stewart) e Melhor Texto (criação coletiva do grupo). Também venceu no 5º Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças na categoria Coletivo de Atores.


Rosa e a Floresta segue o mesmo caminho de Rosa e a Semente: diverte as crianças com mensagem de proteção ao planeta Terra, mostrando que somos todos parte do mesmo organismo vivo e fantástico, com informações incríveis. No elenco estão os atores Fábio Freitas, Helena Stewart, João Lucas Romero e Marina Bezze, que se revezam por vários personagens, tocam os instrumentos e cantam adoidado. A direção é de Isaac Bernat. Uma das inspirações para as duas montagens teatrais é a série “Flecha Selvagem”, de sete episódios audiovisuais, com narração de Ailton Krenak e roteiro de Anna Dantes.


Dica valiosa: na Quinta da Boa Vista a entrada mais próxima ao Metrô São Cristóvão, que segue em frente pela Alameda Ruy Barbosa, é o melhor caminho para alcançar o coreto perto de onde vai ocorrer a encenação. Cangas e cestas de piquenique são sempre bem-vindas para todo mundo enveredar junto com a menina Rosa na viagem da imaginação.



Ciclo orgânico das Florestas


Em Rosa e a Floresta emoção pouca é bobagem. “A relação com a natureza, os conhecimentos dos antigos, a importância das florestas e seus povos originários, permeiam a narrativa do espetáculo. O processo de pesquisa para Rosa e a Floresta mergulhou no ciclo orgânico das Florestas e no universo indígena, fundamental para a preservação das nossas matas”, destaca a atriz Helena Stewart, que faz mestrado em Ecologia Humana pela Universidade de Lisboa.


Mas o texto tanto de Rosa e a Semente como de Rosa e a Floresta é fruto de um processo de pesquisa e construção coletiva. A parceria com o diretor convidado Isaac Bernat, iniciada em Rosa e a Semente, se estabeleceu na oficina do falecido “Griot” Sotigui Kouyaté, muito conhecido por seu trabalho com diretor inglês Peter Brook. Kouyaté, grande contador de histórias que influenciou o grupo e o diretor, inspira e impregna Rosa e a Floresta com a maestria das expressões e linguagem da técnica do ator “brincante” para quem importa, acima de tudo, a simplicidade, a ancestralidade e o imaginário.  São elos que se conectam à linguagem do Grupo Pedras, sempre alicerçada em técnicas de artes cênicas como a utilização de máscaras, a bufonaria e as expressões da cultura popular do Brasil. Esse “caldo” é o que nutre as dramaturgias inéditas desenvolvidas pelo coletivo de atores desde sua criação em 2001.


A viabilização de Rosa e a Floresta é da Saúva, uma associação sem fins lucrativos criada para colaborar com outras iniciativas sem fins lucrativos. Assim, investe em projetos e empreendimentos motivada por regenerar o ambiente em sua integralidade, reduzir a desigualdade social, compartilhar e trocar saberes com povos e culturas tradicionais do Brasil, praticar uma educação que seja auto-educação e cocriar outras formas de relação econômica (www.sauvajatai.com).


O Grupo Pedras opta por realizar a temporada de estreia do espetáculo, assim como realizou em Rosa e a Semente, de forma gratuita em parques e praças como forma de tornar o acesso democrático no intuito de alcançar todo perfil de público.



Ficha técnica


Direção: Isaac Bernat | Atores: Fábio Freitas, Helena Stewart, João Lucas Romero e Marina Bezze | Diretora assistente: Camila de Aquino | Dramaturgia: Camila de Aquino, Fábio Freitas, Helena Stewart, Isaac Bernat, João Lucas Romero e Marina Bezze | Direção de movimento: Andrea Jabor | Direção musical: Ricardo Cotrim | Figurino e cenário: Flavio Souza | Ilustração: Luciana Grether | Programação Visual: Caco Chagas | Direção de Produção: Camila de Aquino | Produção Executiva: Inês Chada | Fotografia: Pedro Martins | Assessoria de Imprensa: Mônica Riani | Mídias sociais: Ivam Cruz 



Serviço


Peça infantil Rosa e a Floresta  - direção de Isaac Bernat


Dia 6 de maio, às 16h - na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão


Dia 7 de maio, às 16h - na Praça dos Cavalinhos, na Tijuca


Entrada franca



Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo