Rio de Janeiro, 15 de Setembro de 2025

Rio: Dias de sol e praias impróprias

Arquivado em:
Sexta, 26 de Janeiro de 2007 às 09:23, por: CdB

Estes não são os melhores dias para os cariocas. Agora que as chuvas resolveram dar lugar ao típico sol da estação, são as praias que não facilitam as férias de verão: somente Grumari, Prainha, Leme e Praia Vermelha estão totalmente liberadas para banho. As outras 12 são consideradas impróprias pela Feema. Mesmo com as restrições, cariocas e turistas não se abalaram e deram seus mergulhos para se refrescar do calor.

De acordo com o presidente da Feema, Axel Grael, as restrições são resultado das chuvas das últimas semanas, que transportaram o esgoto doméstico presente nas lagoas e córregos para o mar, piorando a qualidade das águas. No entanto, a expectativa de Grael é que as restrições diminuam devido à ausência de chuvas e o carioca tenha mais opções no fim de semana. Nesta sexta-feira, o órgão divulgará novo relatório sobre a qualidade da água.

Na Praia da Barra, o Quebra-Mar continua interditado por causa das algas tóxicas. A poucos metros do trecho proibido para mergulho, centenas de crianças e adultos entravam na água sem se preocupar com riscos de doença.

Segundo a Feema, a alga Microcystis, que causou a interdição de parte da Praia da Barra, continua presente nas águas, apesar de a espuma ter diminuído. Com isso, o trecho de 200 metros a partir do Quebra-Mar permanece interditado. A determinação é para evitar que banhistas tenham contato com a toxina liberada pela alga, que pode causar alergias e até problemas de fígado e intestino. - Enquanto não detectarmos a ausência total da alga, não vamos liberar a praia - afirmou o presidente da Feema, Axel Grael. O secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, revelou que ano passado já havia sido detectada a presença da alga.

Para agilizar o combate aos danos e crimes contra o meio ambiente, será criado o Disque-Verde. Essa foi uma das iniciativas anunciadas nesta quinta-feira na reunião que deu origem à Coordenação Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), que unificará bancos de dados da PM, Polícia Civil, Feema, Instituto Estadual de Florestas e Serla.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo