Rio de Janeiro, 14 de Setembro de 2025

Rio bate recorde de turistas

Arquivado em:
Segunda, 22 de Janeiro de 2007 às 08:30, por: CdB

Se o sol decepciona e ainda não se mostrou por completo neste verão carioca, o mesmo não se pode dizer dos turistas. Com todos os problemas envolvendo vôos e aeroportos, eles resolveram chegar pelo mar. E a temporada é de recordes na Estação de Passageiros do Píer Mauá. Neste domingo, o porto carioca foi a porta de entrada para 17.500 visitantes, que desembarcaram quase de uma só vez na cidade.

Eles vieram em seis transatlânticos que atracaram no píer, número recorde que coloca o Rio de Janeiro como o principal porto em turismo internacional da América do Sul. A estimativa é que os visitantes deixem US$ 5 milhões (R$ 10,65 milhões) durante a passagem pela cidade.

Na chegada, os turistas foram recebidos por passistas e ritmistas da Cidade do Samba. - Gostei muito e estou empolgada. É a primeira vez que venho ao Brasil e quero aproveitar -, comentou animada a italiana Galace Graciela, 64 anos. Ela e um grupo de 20 amigas foram as primeiras a desembarcar do Golden Princess, cruzeiro que veio de Nova Orleans, nos Estados Unidos, e ficará até terça-feira no Rio.

MEDO DA VIOLÊNCIA

- Eu quero ver samba, praias, mulheres bonitas e Ronaldinho -, diverte-se o bancário Gilbert Ribeira, 46. Em sua primeira visita ao Brasil, o francês não escondeu sua apreensão quando o assunto era violência: - Temos um pouco de medo, sim. No navio, fomos alertados para não ficarmos expondo nossos pertences, como se fôssemos uma árvore de Natal - contou ele.

Para receber a multidão de visitantes estrangeiros e brasileiros, cerca de 300 pessoas trabalhavam no píer e em seus arredores, entre carregadores de bagagem, agentes da Receita Federal, motoristas, guias e vigilantes. À espera deles, 150 ônibus e 250 vans cadastradas, além de dezenas de táxis, lotaram a Zona Portuária.

AÇÃO INTEGRADA

A Polícia Militar preparou um esquema especial de segurança, triplicando o efetivo na saída do porto. Doze guardas municipais foram mobilizados para o controle do trânsito e apoio aos turistas, numa ação conjunta com 20 PMs do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur). A segurança ainda foi reforçada nos principais pontos de visitação da cidade. Homens do 5º BPM (Zona Portuária), da Companhia de Cães, do Batalhão Florestal e do Batalhão de Polícia do Trânsito também participaram da ação.

- Mais importante do que aumentar o efetivo é fazer distribuição lógica do policiamento, colocando o policial onde ele deve estar. Com esse número de turistas chegando ao mesmo tempo, houve uma preocupação da Polícia Militar em fazer a segurança de todo o eixo turístico, incluindo a área de concentração da rede hoteleira - explicou o comandante geral da PM, coronel Ubiratan Ângelo.

Essas medidas já tem surtido efeito e causado boa impressão. A polícia não registrou nenhuma ocorrência e promoveu uma sensação de segurança aos que chegavam. - Eu fiquei tranqüila ao ver essa quantidade de policiais. A estrutura para o desembarque foi excelente - disse a médica Carla Coutinho, 40.

O casal inglês Arene e Roy Mitchel concordou. Pela segunda vez no Rio, ouviram histórias de taxistas que davam golpe em turistas desavisados. - Nossos amigos estiveram aqui no ano passado e foram roubados por um taxista que prometeu levá-los ao Corcovado. Ficamos preocupados e resolvemos permanecer na embarcação -, explicou Arene. O casal, porém, logo mudou de idéia quando viu o policiamento. - Percebemos que não é tão perigoso assim. Claro que seremos cuidadosos, mas não é preciso pânico. Decidimos conhecer a Cidade do Samba. Tenho certeza de que tudo vai correr bem e vamos nos divertir muito - afirmou.

Os navios de luxo que estão no Rio

COSTA FORTUNA
É o maior dos transatlânticos, com 4.685 pessoas. Percorre a costa brasileira.

GOLDEN PRINCESS
Pela primeira vez no Brasil, saiu dos EUA e já passou pelo Caribe. Fica até amanhã no Rio, quando seguirá para

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo