A Receita Federal apresentou nesta terça-feira o balanço da Operação Mudança de Rota 2, que apreendeu sete contêineres com cerca de 70 toneladas de mercadorias falsificadas de origem chinesa: óculos, bolsas e tênis imitando marcas famosas. O valor estimado dos produtos é de R$ 18 milhões.
Essa foi a maior apreensão individual da Receita no porto do Rio. Segundo o inspetor da alfândega portuária, Fernando Fraguas, os documentos das mercadorias não tinham a identificação do importador, que também declaravam outros tipos de produtos, como enfeites de Natal.
Fraguas explicou que não foi possível identificar os importadores porque o documento que acoberta as mercadorias (conhecimento de carga) veio consignado à ordem, ou seja, sem identificação.
De acordo com o inpetor, a operação foi batizada como Mudança de Rota 2 porque, originalmente, esses produtos deviam ser descarregados no porto de Itaguaí, também no Rio de Janeiro.
- Em outubro do ano passado, houve uma grande operação da Receita no porto de Itaguaí e o desvio de alguns navios para o porto do Rio. Em novembro detectamos a presença de algumas mercadorias falsificadas e noticiamos isso na operação Mudança de Rota 1. Continuamos o nosso trabalho e agora conseguimos encontrar mais esses sete contêineres -, disse Fraguas.
A primeira operação apreendeu quatro toneladas de mercadorias falsificadas. Todos os produtos vão ser destruídos pela Receita Federal.
Receita Federal apreende 70 tonelas de produtos falsificados
Arquivado em:
Terça, 06 de Fevereiro de 2007 às 16:57, por: CdB