Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2025

Quem são os campeões da Copa do Mundo no século XXI?

Arquivado em:
Terça, 25 de Outubro de 2022 às 17:59, por: CdB
O maior evento futebolístico do planeta vai começar! De 4 em 4 anos, 32 seleções classificadas disputam o Troféu de Ouro, e para entrar no clima do Qatar, hoje nós vamos listar os campeões da Copa do Mundo no século XXI. A 22ª edição da Copa do Mundo reúne milhares de fãs do esporte que fazem apostas esportivas, e apoiam a sua Seleção. De acordo com a Fifa, foram vendidos 2,45 milhões de ingressos para os jogos.
rhett-lewis-bdJ8Kxaz-mQ-unsplash-scaled.jpg
Photo by Rhett Lewis on Unsplash
Inclusive, o Brasil está na lista dos TOP 10 Países que mais compraram ingressos para o torneio internacional, demonstrando o entusiasmo dos torcedores do País do Futebol, que busca o seu sexto título na competição. Para refrescar a memória e te ajudar nos palpites para a Copa do Mundo de 2022, vamos conferir o retrospecto dos últimos campeões neste século:

2002: Brasil

Em 2002, a Seleção Brasileira alcançou um patamar jamais visto: tornou-se a primeira e única seleção pentacampeã, ou seja, o/a maior campeão/a da Copa do Mundo. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, a Amarelinha brilhou e conquistou um título inédito. A 17ª edição da Copa do Mundo foi realizada na Coréia do Sul e no Japão, foi a primeira vez que dois países sediaram unidos o evento, e foi a primeira Copa disputada fora do circuito Europa-América. Em uma campanha histórica, o Brasil percorreu o caminho de 7 jogos com 18 gols marcados, 4 sofridos, e com direito a duas goleadas: 4x0 na China e 5x2 contra a Costa Rica. Apelidados carinhosamente de “Família Scolari”, o elenco subestimado por muitos, se sobressaiu no torneio, com destaque para o alicerce dos três Rs (Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho), além de Marcos, Cafu, Juninho Paulista, entre outros. Final: Brasil 2x0 Alemanha 2 gols de Ronaldo Fenômeno para o Brasil.

2006: Itália

Falar de campeões da Copa do Mundo e não mencionar a Itália é quase um desrespeito a Squadra Azzurra, que conquistou o seu tetracampeonato em 2006, com uma das seleções mais emblemáticas do campeonato. Sediada na Alemanha, a Copa do Mundo de 2006, contava com grandes craques da época, como: Zidane, Henry, Kaká, Ronaldo, Adriano, Michael Ballack, Klose, Cristiano Ronaldo, entre outros. Mas é preciso dizer que, apesar da Itália ter nomes importantes como Buffon, Francesco Totti, Alessandro Del Piero, Cannavaro e Pirlo, o coletivo se sobressaiu perante ao individual. A equipe comandada por Marcello Lippi conquistou 5 vitórias e 2 empates, com 12 gols marcados e apenas 2 sofridos. Sagrando-se campeã em cima da França, em uma final decidida nos pênaltis. Final: Itália 1x1 França  1 gol de Marco Materazzi para a Itália 1 gol de Zidane para a França Pênaltis: Itália 5x3 França

2010: Espanha

A 19ª edição da Copa do Mundo, realizada em 2010, na África do Sul, foi repleta de “primeiras vezes”, incluindo a consagração do primeiro título mundial da Seleção Espanhola. Foi a primeira edição sediada no Continente Africano, marcada pelo hit “Waka-Waka, da cantora Shakira”, a bola “Jabulani” e a popularização da famigerada “Vuvuzela”. A Copa de 2010 foi, definitivamente, notável por seus sons e suas cores. Sob o comando do treinador Vicente del Bosque, a Espanha, que vinha vitoriosa da Eurocopa de 2008, tornou-se campeã da Copa do Mundo pela primeira vez, com grandes nomes em seu elenco. Com Fernando Torres, Villa, Iniesta, Xavi, Piqué, Sérgio Ramos, Casillas e Xabi Alonso, o esquadrão espanhol era formado majoritariamente por jogadores do Real Madrid e Barcelona, os pupilos do futebol europeu Alcançando a marca de 6 vitórias e apenas uma derrota, a Fúria marcou 8 gols e tomou somente 1, em sua estreia contra a Suíça. A final contra a Holanda foi polêmica e marcada pela quantidade de faltas cometidas, totalizando 12 cartões amarelos. Final: (Prorrogação) Espanha 1x0 Holanda 1 gol de Iniesta para a Espanha.

2014: Alemanha

Após um jejum de 24 anos, em 2014, a Alemanha voltou a fazer parte do painel de maiores campeões da Copa do Mundo, conquistando o seu tetracampeonato, com atuações memoráveis, como o 7x1 em cima do Brasil, que sediou o torneio. Com grande qualidade técnica, a trajetória da equipe treinada por Joachim Low contava com jogadores exemplares como Manuel Neuer, Thomas Müller e Miroslav Klose, mas o destaque maior foi para o novato Mario Götze, autor do gol que consagrou a Alemanha campeã. A final foi realizada em 13 de Julho, no estádio Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, contra a Argentina. E pela primeira vez na história, uma seleção europeia venceu um Mundial da FIFA em solo americano.  Final: (Prorrogação) Alemanha 1x0 Argentina 1 gol de Gotze para a Alemanha.

2018: França

O surgimento de grandes jogadores franceses nos últimos anos, resultou no bicampeonato da França, alcançado em 2018, pela 21ª edição da Copa do Mundo, sediada na Rússia. Com uma campanha consistente e altamente qualificada, o treinador Didier Claude Deschamps, um dos únicos esportistas a conquistar a Copa como jogador e como treinador, convocou grandes nomes como Varane, Griezmann, Pogba e Mbappé. E o resultado não poderia ser diferente: com jogos representativos como o placar de 4x3 nas Oitavas de Final, a França alcançou a marca de 6 vitórias, um empate, com 14 gols marcados e 6 sofridos. Em uma decisão com gol contra e uso do VAR inédito e invasão de campo, a final da Copa do Mundo de 2018 foi decidida no tempo regulamentar tornou a Seleção Francesa a última campeã da Copa do Mundo. Final: França 4x2 Croácia Mandzukic (contra), Griezmann, Pogba e Mbappé fizeram gols para a França; Perisic e Mandzukic marcaram para a Croácia.
Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo