A prática mostra que as pessoas se lembram das imagens mais rapidamente do que do próprio texto. Um logotipo simples não é absolutamente suficiente para criar uma identidade corporativa. Se não for criado corretamente, pode destruir parcial ou completamente a imagem de seu website ou de sua empresa.Desenvolver um logotipo com investimento mínimo no designer de logotipo Turbologo. Foto de Vojtech Okenka no Pexels
Como você pode criar uma logomarca
Ao escolher como obter um logotipo, a disponibilidade de recursos financeiros é importante. Você pode obter um logotipo das seguintes maneiras:
Você mesmo pode desenhar um.
Encomende o serviço de um designer.
Encomendar o desenvolvimento de um logotipo em um estúdio de design.
Aplicar ferramentas especialmente projetadas.
Utilizar o editor on-line.
Use um gerador de logotipos para criar seu logotipo.
Custo do projeto de um logotipo
Se você optar por uma opção mais barata, você terá uma versão predominantemente rasterizada apenas. A exceção aqui pode ser a opção do tipo faça-você-mesmo. Se você mesmo fizer isso, o custo é mínimo, mas você tem que considerar o custo do software. Se o crowdsourcing estiver envolvido, os custos vão variar de US$ 5 a US$ 500. Se utilizar um gerador, os custos podem variar de US$ 5 a US$ 100. Se recorrer ao projeto profissional, no entanto, o custo pode variar significativamente. Muito pode depender das necessidades do mercado, da experiência e da reputação do empreiteiro.
A experiência do executor
Isto se aplica tanto a indivíduos quanto a agências. Quando você encomenda um projeto de logotipo de um estúdio de design, é o estúdio que fará o trabalho, não o designer que criou seu logotipo. Entre você e ele haverá mais algumas pessoas tomando certas decisões. Portanto, a experiência e o talento de um dos participantes não é tão importante, o que é importante é a competência da equipe como um todo.Quanto menos experiência o artista tem, pior são suas habilidades, quanto mais pobre é seu portfólio, mais baixos são seus preços - e vice-versa.
A reputação do intérprete
Talvez o fator mais importante que afeta o custo final do logotipo. Isto novamente se aplica a designers freelance e agências de design.A reputação vem de uma multiplicidade de fatores: revisões de trabalhos anteriores, menções na mídia, a presença de certos prêmios.Por sua vez, a reputação afeta o preço do empreiteiro através da demanda por seus serviços. Quanto melhor a reputação, maior a demanda; quanto maior a demanda, maiores os preços. Muitas pessoas estão dispostas a pagar mais para que um artista conhecido e/ou talentoso realize um trabalho para elas, seja na opinião do público, de especialistas na área ou apenas de um conhecido que já teve a oportunidade de trabalhar com o mesmo intérprete.Por mais experiente e talentoso que seja um logógrafo, se ninguém o conhecer e não houver demanda por seus serviços, você não conseguirá manter seus preços em alta por muito tempo.
Exclusividade
Quanto maior o custo de um logotipo, maior é a probabilidade de que você obtenha algo realmente único.Pode haver várias razões para isso:Injustiça. Um artista com preços baixos é obrigado a assumir um grande número de projetos com o mínimo de tempo e mão-de-obra. Devido à falta de tempo, ele tem que recorrer ao plágio, que muitas vezes é ruim em termos técnicos.Integridade. Existem "designers de logotipos" e serviços que vendem logotipos prontos, sem a transferência de direitos exclusivos para usá-los. Assim, o mesmo logotipo pode ser oficialmente adquirido por centenas de pessoas e organizações diferentes. Estes serviços não escondem o fato de que o logotipo adquirido não será único, e tecnicamente não será considerado plágio. Tais logotipos, embora feitos por profissionais, são frequentemente mais baratos do que os logotipos projetados pelos mesmos profissionais para encomenda, precisamente porque podem ser vendidos mais de uma vez. Entretanto, é pouco provável que tal marca seja registrada.Não intencional. Um profissional competente sempre verifica se seu trabalho é plágio, especialmente se ele não o planejou. Muitos designers procuram centenas de logotipos de áreas de trabalho semelhantes mesmo antes de começar seus esboços, não para roubar ou copiar nada, mas, ao contrário, para evitá-lo o máximo possível. Entretanto, não importa quão bem a busca seja conduzida, sempre há uma chance de que alguém tenha criado algo semelhante.Daí outra ligação entre a singularidade de um logotipo e seu preço - quanto mais alto o preço, mais recursos você pode dedicar à sua verificação, mais fundo você pode cavar na busca.No entanto, o último ponto tem muitas sutilezas: o que pode ser considerado plágio (mesmo não intencional) e o que não pode. O fato é que sinais muito semelhantes ou mesmo idênticos podem significar coisas muito diferentes, serem usados de maneiras muito diferentes e as marcas às quais pertencem não podem ser confundidas porque nunca se sobrepõem. Portanto, elas também não seriam consideradas plágio!
Número de variantes e edições
Este fator certamente afeta o custo do projeto do logotipo, mas com tudo isso não é tão simples.Lembre-se! Um designer não pode dar um grande número de bons projetos de logotipos para um e mesmo projeto. 4 variantes é provavelmente um máximo médio, e seu nível não será o mesmo.As opiniões sobre quantas variantes e de que qualidade dar aos clientes variam entre os projetistas em todas as "classes de peso":
Alguém diz que você tem que fazer apenas 1 excelente e 1-3 opções muito piores, de modo que em seus antecedentes, a primeira parece ainda mais vantajosa.
Outros acreditam que se você fornecer ao cliente pelo menos uma má opção (destacar outra ou apenas "extra"), em 90% dos casos, eles a escolherão.
Muitos logomakers acreditam que você tem que mostrar apenas uma opção, mas a melhor possível, a fim de privar o cliente da chance de fazer uma má escolha.
A maioria concorda que as duas últimas opções (novamente, é claro, a melhor opção) devem ser fornecidas, mas poderiam ser conceitos ou estilos completamente diferentes.
É tudo uma questão de atrair clientes. A maioria dos clientes quer ver o maior número possível de opções, sem se dar conta de que menos é melhor. E muitos designers e agências têm que se ajustar a estas exigências.
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