O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, falou por telefone com Tamim há uma semana no que parecia ser um avanço
Por Redação, com Reuters - de Berlim:
O Qatar está pronto para se sentar à mesa de negociações para tentar encerrar uma disputa com seus vizinhos árabes do Golfo, disse o emir Tamim bin Hamad al-Thani nesta sexta-feira em Berlim.
Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Barein reduziram as ligações diplomáticas e comerciais com o Qatar em 5 de junho; acusando o maior exportador mundial de gás natural liquefeito de financiar o terrorismo; e de aproximação com o rival Irã. Doha nega as acusações.
O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, falou por telefone; com Tamim há uma semana no que parecia ser um avanço. Mas Riad suspendeu prontamente qualquer diálogo com Doha; acusando o Qatar de “fatos distorcivos” no relato de sua agência de notícias sobre o telefonema.
Acordo
– Como você sabe, tivemos um cerco de mais de 100 dias contra o Qatar – disse Tamim em entrevista coletiva com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim. “Nós falamos sobre a disposição do Qatar para sentar à mesa para resolver esta questão.”
Por sua parte, Merkel disse que estava preocupada com o fato de; que ainda não havia solução para a crise; acrescentando que apoia os esforços do Kuweit e dos Estados Unidos para mediar o fim da disputa.