O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse nesta terça-feira ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que o partido deseja uma redução mais acelerada da taxa básica de juros, a Selic. O deputado foi recebido esta tarde pelo ministro em seu gabinete na Esplanada.
- Vim falar sobre a preocupação do partido em relação à necessidade de uma queda mais rápida nos juros básicos da economia e o impacto que essa taxa de juros pode continuar a ter no câmbio -, disse Berzoini.
Berzonini afirmou que o partido está preocupado, especialmente, com a interferência da taxa de câmbio no desempenho da indústria brasileira e na sua competitividade no comércio exterior.
O PT também está preocupado, segundo o presidente do partido, com a sustentabilidade do crescimento econômico este ano.
- O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) terá um papel importantíssimo nisso, mas é obvio que temos que cuidar também dos indicadores macroeconômicos -, disse Berzoini.
Berzoini disse que "manifestou" ao ministro uma postura mais ousada dos bancos federais. Segundo ele, esses bancos precisam ter "direções comprometidas com o PAC, comprometidas com o crescimento econômico". E sugeriu que os bancos federais tomem a iniciativa de reduzir o spread bancário (diferença entre a taxa de juros que paga e a que cobra do cliente), "para que possamos ter um crédito cada vez mais amplo e mais viável para o crescimento da economia".
Berzoini não comentou a reação de Mantega às suas ponderações. Apenas afirmou que convidou o ministro para participar da reunião da Executiva do PT no próximo dia 26, para apresentar o PAC.
PT quer redução mais acelerada da taxa Selic
Arquivado em:
Terça, 06 de Fevereiro de 2007 às 17:19, por: CdB