O exame reconhece os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil.
Por Redação, com ABr - de Brasília
A primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) foi aplicada neste domingo, em 10 capitais do país.
O exame reconhece os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O teste é direcionado tanto a estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto a brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal.
A edição de 2017 teve 7.453 inscritos, sendo 3.842 brasileiros. Médicos de 56 nacionalidades diferentes prestaram o exame.
As provas foram realizadas em Rio Branco (AC), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE); Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Rio de janeiro (RJ); Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).
A segunda etapa será aplicada em 10 e 11 de março de 2018 para aqueles que obtiverem a nota necessária na primeira etapa.
Para participar do exame, é preciso ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil. E ter diploma médico expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem; por seu Ministério da Educação ou órgão equivalente. E autenticado pela autoridade consular brasileira.