O presidente paraguaio, Nicanor Duarte, assumiu nesta sexta-feira a presidência temporária do Mercosul e prometeu contribuir para a consolidação do bloco nos próximos seis meses. Em discurso durante a 32ª Reunião de Cúpula do Mercosul, Duarte disse que a união dos países do Mercosul é essencial para que a globalização não agrave a pobreza dos povos sul-americanos. Nos últimos seis meses, a presidência do bloco foi exercida pelo Brasil.
- Os governos do Mercosul assumiram o compromisso de fortalecer a unidade dos nossos países e converter o Mercosul em um órgão que, funcionando com eficácia, promova de maneira progressiva o desenvolvimento das nossas nações -, afirmou o presidente do Paraguai.
Nicanor Duarte destacou que é necessário acabar com as desigualdades entre os países, acabando com as travas que dificultam a livre circulação de mercadorias dentro do bloco econômico.
- Necessitamos de deixar de lado o vício recorrente da competitividade. Estamos obrigados a converter a reforma institucional em uma associação produtiva que nos permita garantir qualidade no interior dos nossos países -, disse.
O presidente do Paraguai afirmou ainda ser importante integrar os países do Mercosul em uma grande rede de conexões físicas e cibernéticas. Ele também considerou essencial ter uma união energética entre os países.
Presidente do Paraguai assume presidência temporária do Mercosul
Arquivado em:
Sexta, 19 de Janeiro de 2007 às 16:02, por: CdB