De acordo com o comando do Batalhão de Jacarepaguá (18º BPM), o tiroteio teve início após bandindos atacarem policiais durante a rendição do serviço na UPP
Por Redação, com agências de notícias - do Rio de Janeiro:
Mais um dia de confronto na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro, deixaram moradores assustados. Nesta terça-feira, policiais do Bope (Batalhão de operações Especiais) fizeram uma operação na comunidade, em busca de bandidos envolvidos na morte de um sargento do Bope. Este é o quinto dia consecutivo de operações na Cidade de Deus.
No inicio desta manhã, houve intenso tiroteio no local, as aulas na região foram suspensas, prejudicando mais de 5 mil alunos. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 12 escolas e sete instituições de ensino infantil não funcionaram; deixando de atender 5.101 estudantes.
De acordo com moradores, o clima foi tenso na área. Um caveirão, veículo blindado da PM, foi usado na operação.
No dia anterior, um suspeito morreu e um policial foi baleado em mais um dia de conflitos na favela. Durante a operação, os PMs apreenderam armas, munições e uma grande quantidade de drogas. Não houve prisões.
De acordo com o comando do Batalhão de Jacarepaguá (18º BPM), o tiroteio teve início após bandindos atacarem policiais durante a rendição do serviço na UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). O mesmo ocorreu no último domingo, quando militares também foram atacados durante a troca de turno.
Mortes violentas e roubos de rua
O estado do Rio de Janeiro registrou 482 mortes violentas em agosto; com cerca de 15 vítimas por dia entre homicídios dolosos, latrocínios, confrontos com a polícia e lesão corporal seguida de morte. O número oi divulgado na segunda-feira pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), da Secretaria Estadual de Segurança.
Os dados de agosto também revelam um aumento no número de roubos de rua; que chegaram a 12.886 no mês; equivalente a 415 casos de roubos a pedestre, em ônibus e na rua por dia, ou 17 casos por hora. O número é 17,6% maior que o registrado em agosto de ano passado, que teve 10.959 casos.
No roubo de celulares, o aumento em relação a agosto de 2016 foi de 38%, com 2.419 casos em agosto deste ano ante 1.754 no mesmo mês do ano passado.
Os roubos de carga, apesar do reforço da Força Nacional de Segurança e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para combater esse tipo de crime; também aumentaram em agosto, chegando a 843 ocorrências, contra 759 no mesmo mês de 2016; um crescimento de 84 casos, ou mais 11%.
Outro índice que demonstrou forte crescimento foi o roubo de veículos, com 4.613 casos em agosto deste ano, contra 3.041 em agosto de 2016, um aumento de 1.572 casos no mês, ou mais 51,7%. Os dados completos podem ser acessados na página do ISP (www.isp.rj.gov.br).