O comandante da Polícia Militar, coronel Ubiratan Angelo, afirmou que a Corregedoria da corporação já iniciou levantamento das denúncias feitas por moradores ao sistema 190 e ao Disque-Denúncia para apurar possíveis irregularidades da ação do blindado durante operação no conjunto habitacional Cidade Alta, em Cordovil.
Na manhã deste domingo, traficantes do Comando Vermelho (CV) tentaram retomar o controle da comunidade, invadida pela 'milícia' no sábado de madrugada.
As denúncias dão conta de que o blindado do 16º BPM (Olaria) deu cobertura à invasão dos milicianos. O comandante da unidade, José Luiz Nepomuceno, também abriu sindicância interna para apurar a informação. De acordo com o coronel Ubiratan, o comando da PM estuda mecanismos eletrônicos para controlar e rastrear o uso dos blindados.
- Esses veículos são instrumentos eficazes na proteção dos policiais e não devem ser usados para aterrorizar a comunidade nem em qualquer evento que não seja de interesse policial. Em ações recentes, como na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão e no Morro da Mineira, houve necessidade. Mas o blindado não pode exceder as necessidades e, por isso, queremos rastreá-lo - disse o coronel.
PM investiga operação do caveirão
Arquivado em:
Segunda, 05 de Fevereiro de 2007 às 10:22, por: CdB