Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2025

PM faz operações em morros do Centro e da Zona Norte

Arquivado em:
Sexta, 03 de Novembro de 2017 às 09:49, por: CdB

A Polícia Civil também está investigando as circunstâncias em que um policial civil e sua mulher foram baleados no Engenho de Dentro, na Zona Norte

Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro:

A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro informou nesta sexta-feira que estão em andamento operações no Centro e na Zona Norte da cidade.

Equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) atuam no Morro de São Carlos, na região central.  Na Zona Norte, os batalhões 41º e 9º buscam criminosos nas comunidades do Juramento, Serrinha e Congonhas, com o apoio de dois blindados. De acordo com a PM, a operação no Morro São Carlos já fez uma prisão e apreendeu um fuzil AK-47, munições, carregadores e drogas.

policia.jpg
Polícia Militar do Rio faz operações em morros do centro e da zona norte

115º policial morto

Na noite anterior, o sargento da Polícia Militar Alessandro Galdino Marques, de 44 anos; foi assassinado durante sua folga, em Mesquita, na Baixada Fluminense.

O policial era lotado no 16º Batalhão (Olaria) e, segundo a PM, foi abordado por criminosos armados; enquanto abastecia o carro em um posto de gasolina, na Rodovia Presidente Dutra. Bombeiros chegaram a levá-lo para o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, mas ele não resistiu ao ferimento.

O sargento estava há 20 anos na corporação e foi o 115º policial militar morto em 2017. O Disque-Denúncia (2253-1177) oferece R$ 5 mil por informações que levem ao esclarecimento do crime.

Segundo a Polícia Civil, a Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense está investigando o assassinato; e o corpo da vítima já foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal. Os agentes estão em busca de testemunhas e imagens de câmeras de segurança que possam identificar o autor dos disparos.

A Polícia Civil também está investigando as circunstâncias em que um policial civil e sua mulher foram baleados no Engenho de Dentro, na Zona Norte.

O casal estava de carro e foi abordado por cinco criminosos armados. Segundo a polícia, o carro das vítimas andou devido ao declive da rua; e os suspeitos abriram fogo. Os tiros atingiram as costas da mulher e feriram de raspão o policial.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o policial já recebeu alta. Mas sua mulher permanece internada em estado grave.

Menino baleado

Um menino de 3 anos foi baleado dentro de casa na noite anterior em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Vitor Gabriel Leite Matheus foi atingido na cabeça por uma bala perdida que entrou pelo telhado da casa.

A criança foi levada ao Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse), onde foi submetida a uma cirurgia no final da noite. Vitor Gabriel está internado em estado gravíssimo, segundo informações do hospital. Ele respira com a ajuda de aparelhos e está em coma induzido.

A Polícia Civil investiga o caso para tentar identificar de onde partiu o tiro. A Polícia Militar informou que, na noite de terça-feira, não havia qualquer operação envolvendo policiais na região da ocorrência.

Acordo para combater criminalidade

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e o ministro da Defesa, Raul Jungmann; assinaram na terça-feira protocolo de intenções para atuar no combate à criminalidade no Rio de Janeiro.

O acordo prevê a troca de informações estratégicas entre a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Ministério da Defesa; além do Ministério da Justiça e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. Segundo os órgãos envolvidos no trabalho conjunto, as informações poderão ajudar no combate ao tráfico internacional de armas de fogo, tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro.

Segundo o ministro da Defesa, a integração pretende resgatar a cidadania da população carioca. “Hoje o crime organizado, que se transnacionalizou, representa um risco à sociedade, às instituições e à democracia. Esse esforço é uma resposta adequada e necessária para fazer frente a todas essas ameaças que hoje rondam nosso país”, disse Jungmann.

Durante a cerimônia, o ministro do GSI, Sérgio Etchegoyen, disse que a cooperação entre os órgãos busca dar efetividade à política nacional de segurança pública. “Acho que abrimos uma via muito importante para conduzir à solução dessa questão. Certamente a resultante do alinhamento desses vetores vai ser percebida pela sociedade, vítima hoje do crime organizado”, afirmou.

Na semana passada, a PGR criou um grupo estratégico para elaborar um diagnóstico sobre a criminalidade no Rio. A equipe é formada por um procurador regional e quatro procuradores da República.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo