Rio de Janeiro, 14 de Setembro de 2025

Planilha de gastos pessoais: como organizar as finanças no final de ano?

Arquivado em:
Sexta, 10 de Dezembro de 2021 às 18:13, por: CdB
Está com dificuldade para organizar suas finanças neste final de ano? Veja aqui algumas dicas de como criar uma planilha de gastos pessoais para o mês de dezembro e sair do vermelho. Dezembro é um mês repleto de comemorações, sejam elas de Natal em família, amigo oculto da empresa, ano novo, entre outras festanças que são feitas nessa época.  Em 2021, as coisas ainda estão um pouco diferentes para as comemorações de final de ano, mas ainda sim, queremos presentear e custear momentos especiais, não é?
Planilha-de-gastos-pessoais.jpg
Imagem de StockSnap por Pixabay
Mas, toda essa comemoração possui um orçamento, visto que durante todo o ano não se gasta tanto com esse tipo de festa. Por isso, muitas pessoas que não organizam suas finanças pessoais neste mês, acabam se endividando. Por isso, criamos aqui algumas dicas de como fazer um planejamento de gastos pessoais a fim de auxiliar vocês nas despesas deste final de ano. Se você quer saber sobre isso e muito mais, acompanhe nosso artigo!

Não exagere nos gastos para as festas

A primeira dúvida que surge quando se inicia uma planilha de gastos pessoais é: as festas de final de ano são um exagero? A nossa resposta é “não”! Mesmo que nessa época haja um gasto maior, esse tipo de comemoração nunca será exagero, visto que é algo cultural e um lazer para a população.  Contudo, as festas podem ser exageradas demais, incluindo itens que não são necessários para aqueles momentos. Sabemos que o Natal, por exemplo, é uma comemoração farta em comidas, mas às vezes isso é tão levado a sério, que muitos alimentos sobram e são desperdiçados. As festas nunca serão exagero, mas, sim, o excesso de gastos com elas! Por isso, regule e organize o valor a ser usado nessa época para que não surjam problemas futuros envolvendo esse dinheiro que foi utilizado. 

Faça o planejamento do evento

Visto que as festas de final de ano não são um exagero, mas sim os gastos excessivos com elas, o primeiro passo é criar um orçamento para as comemorações. Mesmo que seu dinheiro esteja sobrando, recomendamos fazer uma lista organizando esses valores. Uma dica para isso é: crie uma planilha em seu computador com os principais itens a serem comprados. Bebidas, comidas, presentes. As demais coisas, como enfeites, roupas para usar no dia, entre outros, entram em gastos a mais para essas comemorações.  O importante é nunca deixar de se planejar, pois esse descuido pode acarretar numa série de dívidas, que passam de meses para meses e se tornam um problema enorme em sua vida. Ou seja, atente-se a tudo que for comprado. E caso você já esteja endividado e mesmo assim não queira deixar de fazer sua comemoração, uma boa opção é planejar uma maneira de quitar todas as dívidas em atraso.  Em alguns casos, pode ser vantajoso contratar um empréstimo com essa finalidade, desde é claro, que seja um modelo que ofereça juros baixos e boas condições de pagamento, como é o caso do empréstimo com garantia.

Crie uma planilha para o final de ano

Pensando mais a fundo nessa lista, criamos aqui algumas dicas de como se organizar em sua planilha de despesas pessoais para o final de ano. Vale ressaltar que este é um modelo, que pode ser adaptado a cada realidade. Cabe a você ver qual o melhor item para o seu planejamento!

Natal e Reveillon 

As duas principais festas que acontecem no mês de dezembro são o Natal e o Réveillon. O nosso querido Papai Noel se estende para festas entre família, amigos e até mesmo na empresa, exigindo um gasto maior. Quem nunca foi surpreendido por um amigo oculto do trabalho? Sim, eles estão presentes em todos os lugares. Pensando nisso, sempre deixe uma quantia reservada para esses momentos. Pequenas comemorações sempre surgem no orçamento, aumentando ainda mais o valor posto no planejamento.  Até mesmo no Réveillon, mesmo que você faça uma viagem e já esteja pago, uma verba a mais sempre é utilizada.

Número de pessoas 

Se você está organizando uma festa de Natal ou Réveillon em sua casa ou na casa de outra pessoa, nunca deixe de colocar tudo na ponta do lápis! Além de você estar no comando da comemoração de  todos, sem sombra de dúvidas, o valor será bem mais elevado.  Confirme o número de pessoas que vão nessas comemorações e faça uma média de gasto. Nunca deixe de contabilizar, pois caso isso não seja feito, ou pode faltar algo ou sobrar demais. Nenhum dos dois é recomendado. 

Festa e presente 

Por último e remetendo um pouco ao que já falamos aqui, trata-se da festa e também dos presentes. Essa é uma época de presentear e ser presenteado, contudo pode haver limites no  preço dessas lembranças.  Além disso, as festas são importantes, porém não precisam ser exageradas! Controlem os gastos e evitem excessos, visto que podem extrapolar o orçamento e afetar suas finanças pessoais.

Conclusão 

Chega-se à conclusão de que é de suma importância celebrar as festas de final de ano, mas com cautela quanto aos gastos. A criação de uma planilha de gastos pessoais é essencial, pois além de dar um norte sobre os custos, evita gerar dívidas e demais infortúnios. Claro que, nos casos dos que estão endividados, esse planejamento deverá envolver a quitação de pendências. Assim, vale pesquisar boas alternativas de crédito e optar por pagar as dívidas em atraso para começar a se organizar.  No entanto, é preciso ficar atento às condições desse crédito, algumas modalidades, como o empréstimo com garantia de imóvel oferecido pela fintech CashMe, oferecem baixas taxas de juros e boas opções de parcelamento. O que pode representar uma excelente alternativa para quem quer sanar suas dívidas e começar a planejar melhor suas finanças.
Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo