O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, anunciou que o projeto do Arco Rodoviário do Rio de Janeiro deverá estar pronto no final de junho. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está trabalhando no projeto básico desde novembro, a fim de criar a principal ligação entre o Porto de Sepetiba e as principais rodovias que cortam o Estado.
A elaboração do projeto faz parte de um acordo entre o governador Sérgio Cabral e o presidente Luis Inácio Lula da Silva, firmado ainda durante a campanha. O projeto está sendo feito sobre um convênio antigo, feito durante o governo Benedita da Silva.
Trata-se de uma estrada de cerca de 70 quilômetros - batizada como área virgem - que liga Manilha ao Porto de Sepetiba, passando pela Baixada Fluminense. Essa parte do Arco, segundo o secretário, está orçada entre R$ 550 milhões e R$ 600 milhões.
Essa estrada, segundo Pezão, vai permitir o desenvolvimento de toda a região, além de tornar o Estado um escoadouro perfeito de produtos de Minas Gerais e de Estados da Região Centro Oeste.
- O projeto que tínhamos era antigo, que não saiu por falta de recursos e também não foi adaptado. Agora estamos fazendo um que vai garantir o desenvolvimento da região. Com relação a recursos, ainda estamos vendo o que pode ser feito, pois antes havia a necessidade de uma contrapartida do Estado e hoje a ministra Dilma Roussef já sinalizou com a possibilidade de o governo federal arcar com toda a obra - frisou Luiz Fernando Pezão.
O vice-governador encontrou-se também com o secretário do Ambiente, Carlos Minc, para discutir questões de licenciamento ambiental para a conclusão do projeto. O Estado pretende iniciar as obras ainda no segundo semestre.