Chamado “Os Caminhos do papa Leão XIV”, o projeto foi divulgado simultaneamente em quatro cidades.
Por Redação, com ANSA – de Lima
O governo do Peru anunciou na terça-feira o lançamento de uma rota turística espiritual e cultural que atravessa as regiões onde o papa Leão XIV trabalhou como missionário por quase duas décadas.

Chamado “Os Caminhos do papa Leão XIV”, o projeto foi divulgado simultaneamente em quatro cidades e envolve as regiões de Piura, Lambayeque e La Libertad, no norte do país, além da província de Callao, perto de Lima.
– Não é apenas um passeio com mais de 35 atrações turísticas, mas uma jornada espiritual e identitária – declarou a ministra do Comércio Exterior e Turismo do Peru, Ursula Desilú León, durante cerimônia na catedral de Chiclayo, cidade onde Robert Prevost foi bispo por nove anos.
A iniciativa prevê um investimento inicial de cerca de 540 milhões de soles (cerca de R$ 843 milhões) para a restauração de igrejas, a expansão de museus e a melhoria da infraestrutura turística. O objetivo também é criar empregos para guias locais, artesãos, hoteleiros e jovens empreendedores.
“Papa Peruano”
A presidente do Peru, Dina Boluarte, enfatizou que este não é apenas um projeto turístico, mas uma homenagem ao “Papa Peruano”, como é conhecido Leão XIV, que nasceu nos Estados Unidos, mas tornou-se cidadão peruano em 2014.
O atual líder da Igreja Católica, que foi de padre a bispo no Peru, passou por diversas cidades, onde celebrou, pregou, ensinou, formou religiosos, encontrou jovens, comemorou aniversários e praticou a caridade em meio a tragédias, como as inundações de El Niño e a pandemia de Covid-19.