O otimismo está em alta junto aos paulistanos em 2007. Mais do que no final do ano passado, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). O estudo mostra que o índice que mede a confiança do consumidor do município de São Paulo subiu 5,1% de dezembro para janeiro e atingiu 134,2 pontos. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fecomercio varia de 0 a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 e otimismo acima desse patamar. Um ponto em destaque é a reversão de uma tendência, já que na comparação entre dezembro e novembro de 2006 o índice apontou queda de 5,1%.
- A melhora na percepção do consumidor reflete ainda dois efeitos: o recebimento da segunda parcela do décimo terceiro e a oportunidade de efetivação de temporários. Ambos influenciam de forma positiva o humor do consumidor. No entanto, é importante considerar também a influência do crescimento, ainda que muito gradual, dos níveis de emprego e renda verificados no fim de 2006 - disse o presidente da Fecomercio, Abram Szajman.
A melhora no humor dos paulistanos em janeiro foi influenciada, principalmente, pelo pela situação atual. O índice que mede o sentimento do consumidor em relação ao presente avançou 12,7% sobre dezembro e alcançou 137,2 pontos em janeiro. Enquanto isso, o índice de expectativas futuras aumentou apenas 0,3%, para 132,3 pontos.
O Índice de Confiança do Consumidor é apurado mensalmente pela Fecomercio desde 1994. Os dados são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo. O objetivo da pesquisa é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e expectativas quanto ao futuro.