Em comunicado, o Vaticano revelou que o Pontífice garantiu a Romanelli suas “orações e proximidade” em meio aos últimos acontecimentos.
Por Redação, com ANSA – da Cidade do Vaticano
O papa Leão XIV telefonou nesta terça-feira para o padre Gabriel Romanelli, pároco da única paróquia católica da Faixa de Gaza, e expressou sua “preocupação” após Israel lançar uma ofensiva para ocupar a maior cidade do enclave palestino.

Em comunicado, o Vaticano revelou que o Pontífice garantiu a Romanelli suas “orações e proximidade” em meio aos últimos acontecimentos.
No telefonema, o missionário argentino informou a Leão XIV sobre a situação na Cidade de Gaza e garantiu que continua a ajudar os 450 refugiados da igreja, com alimentos e água potável, bem como as pessoas que vivem perto do complexo.
Romanelli também explicou que permanece prestando assistência a idosos e doentes. A farmácia paroquial continua aberta, assim como as atividades do oratório para crianças e jovens.
Igreja Católica
Por fim, o padre argentino disse ao líder da Igreja Católica que o ruído das operações militares está mais próximo, embora, no momento, esteja afetando outros bairros da Cidade de Gaza e não especificamente aquele onde a paróquia está localizada.
Na semana passada, as Forças de Defesa de Israel (IDF) chegaram a pedir para todos os moradores deixarem a Cidade de Gaza, maior centro urbano do enclave e que abriga por volta de 1 milhão de pessoas. No entanto, Romanelli deu a entender que ficaria na igreja apesar das ofensivas na região.