Quem chega a Palmas, capital do Tocantins, pela primeira vez se encanta pela cidade planejada que tem apenas 11 anos de existência, uma infra-estrutura que não deixa a desejar e uma arquitetura moderna e arrojada. Uma cidade que acumula urbanismo e bens naturais, cercada por serras, ideal para quem busca qualidade de vida. Na capital ecológica, comunidade e governos estadual e municipal investem no meio ambiente. As frentes das casas são arborizadas e as ruas largas, com floridos canteiros ao centro, em especial as avenidas JK e Teotônio Segurado. As duas principais avenidas cortam Palmas de Leste-Oeste e Norte-Sul, respectivamente.
Com belezas naturais ainda intactas, quilômetros de praias fluviais, cachoeiras e reservas ecológicas, a capital está situada no centro geográfico de Tocantins e integra a Região Turística de Palmas, juntamente com outros quatro municípios - Lajeado, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo e Porto Nacional.
Palmas, a capital do estado de Tocantins, ainda é um canteiro de obras. Considerada a mais nova cidade do Brasil, é chamada de "capital das oportunidades" e tem atraído milhares de pessoas que, em busca de trabalho, migram para a nova fronteira econômica do País. É neste clima de crescimento que o turismo surge como um dos segmentos a ser explorado.
Como se locomover
Devido a distância entre um local e outro, praticamente inviável o deslocamento a pé. Mas a cidade possui quatro empresas de ônibus coletivos, com linhas que ligam o centro às quadras mais distantes, bairros e distritos. Palmas conta também com duas empresas de aluguéis de automóveis, a Localiza e a Rent-a-Car, que têm guichês de atendimento no próprio aeroporto e é bem servida de táxis e mototáxis.
Cuidados
Usar roupas leves, óculos escuros e protetor solar labial e corporal, em virtude do sol forte.
Evitar trazer na bagagem roupas de frio, para não carregar peso desnecessário.
As avenidas largas estimulam os condutores de veículos à alta velocidade. Por mais fluente que possa parecer o trânsito, acontecem muitos acidentes na cidade.
O melhor e o pior da cidade
O melhor: as opções de passeios ecológicos e a receptividade dos moradores, orientando os visitantes no que for preciso.
O pior: a vida noturna ' fraca, com poucas opções de bares e boates e o atendimento em alguns estabelecimentos comerciais deixa a desejar.
Melhores passeios da cidade
Taquarassu - indispensável conhecer o Distrito de Taquarussu, afastado cerca de 32 Km do centro de Palmas, onde os moradores vivem sem pressa, num cenário que envolve serras, cachoeiras e córregos. As principais cachoeiras são a do Roncador (70 metros de altura) e do Escorrega Macaco (dez metros). Na serra de Taquarussu, da Pedra do Pedro Paulo' é possível ter uma visão panorâmica do vale em que se encontra o Distrito. Pedro Paulo foi um seminarista que, de férias em Taquarussu, todas as tardes, subia ao topo da serra, em cima da pedra em forma de altar, para tocar saxofone e entoar canções que eram ouvidas em todo o vale.
Praça dos Girassóis - considerada a terceira maior praça pública do país, localizada no eixo que divide Palmas em Norte, Sul, Leste e Oeste. Tem 570 mil metros quadrados e conta com monumentos diversos, como o Memorial Coluna Prestes e Os 18 do Forte, uma cascata, dois pórticos de entrada, um no lado Leste e outro no Oeste, tendo ao centro o Palácio Araguaia, com sua arquitetura modernista, valorizando os arcos, um cruzeiro onde foi celebrada a primeira missa na cidade, um relógio do sol e a praça Krahô, ao lado do local onde ser construída uma catedral.
Parque Cesamar - o local que divide com a Praça dos Girassóis a preferência dos palmenses pelas caminhadas no final da tarde e pela manhã. É amplo e tem uma mini-represa onde algumas pessoas aproveitam para se refrescar do calor, q