Rio de Janeiro, 09 de Setembro de 2025

Pais de aluno expulso por racismo em colégio pedem desculpas à vítima

Arquivado em:
Terça, 09 de Setembro de 2025 às 11:16, por: CdB

Família afirma sentir “vergonha e consternação” pelo episódio ocorrido durante uma partida de futebol nas Olimpíadas Escolares e busca diálogo com responsáveis pelo estudante agredido.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

Os pais do adolescente expulso do colégio pH, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, após proferir ofensas racistas durante uma briga generalizada, divulgaram uma nota no fim de semana. No comunicado, afirmaram que o filho reconhece o erro cometido e que a atitude dele não representa os valores da família.
“Lamentamos profundamente o erro cometido por nosso filho, que o reconhece, e manifestamos nossa solidariedade ao jovem vitimado e à sua família”, diz a nota.

Pais de aluno expulso por racismo em colégio pedem desculpas à vítima | Família de estudante expulso por racismo reconhece erro e se desculpa
Família de estudante expulso por racismo reconhece erro e se desculpa

Família busca diálogo com a vítima

A família informou que tenta estabelecer contato direto com os responsáveis pelo aluno agredido para apresentar um pedido formal de desculpas e oferecer apoio. Segundo os pais, a intenção vai além da retratação:
“Essa busca por diálogo não se limita ao pedido de desculpas, mas também se vincula à necessidade de refletir sobre um problema que atravessa gerações e permanece como uma chaga na história do Brasil”, destacaram.

Como ocorreu o episódio

O caso aconteceu durante uma partida de futebol nas Olimpíadas Escolares do colégio. A confusão começou após uma falta no jogo, quando o adolescente acusado teria imitado um macaco, provocando uma briga generalizada.
A mãe da vítima, Tatiana Tatagiba, afirmou que o filho também foi agredido fisicamente. “A gente não pode deixar isso passar impune”, disse ela. Tatiana registrou um boletim de ocorrência, e o caso está sendo investigado pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

Posicionamento do colégio pH

A direção do colégio pH informou que o aluno envolvido não continuará na instituição e que os estudantes alvo das ofensas estão recebendo apoio.
“A escola repudia qualquer atitude discriminatória. O ocorrido não condiz com os valores e diretrizes adotados pelo colégio, que zela pelo bem-estar e acolhimento de todos os seus alunos”, afirmou a instituição em nota.
O colégio também ressaltou seu compromisso com uma cultura antirracista, citando ações como o projeto de Educação Decolonial Antirracista, o Percurso Antirracismo e Antidiscriminação, além de programas estruturantes como as Equipes de Ajuda e o Programa Antibullying.

Racismo x Injúria racial

O caso reacendeu o debate sobre a diferença entre racismo e injúria racial. Enquanto o racismo atinge um grupo ou coletividade, atacando toda uma etnia, a injúria racial se caracteriza quando a ofensa é direcionada a uma pessoa específica. Nos dois casos, no entanto, trata-se de crime previsto em lei.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo