Rio de Janeiro, 16 de Setembro de 2025

Operação da PF prende quadrilha internacional de tráfico de drogas

Arquivado em:
Terça, 30 de Janeiro de 2007 às 09:23, por: CdB

A Polícia Federal desencadeou na manhã desta terça-feira a Operação Kolibra, para desmontar uma rede internacional de tráfico de entorpecentes. Cerca de 350 policiais cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Somente em São Paulo, cerca de 20 integrantes da quadrilha devem ser presos, no total são mais de 80 mandados, entre buscas e prisões temporárias e preventivas.

As investigações começaram depois que informações de inteligência enviadas pela Polícia da Alemanha demonstravam a existência de libaneses radicados no Brasil operando um esquema de tráfico internacional de drogas. Foi descoberto que a quadrilha adquiria a cocaína em países vizinhos ao Brasil e transportava para Estados Unidos, Europa (Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Suíça) e África. Para realizar o transporte do entorpecente, eram usados contêineres levados para o exterior em navios cargueiros. Outra parte da cocaína era levada por "mulas", cidadãos aliciados para transportar a droga junto ao corpo e nas suas bagagens.

Durante a investigação, que durou dois anos, a Polícia Federal, junto às polícias da Espanha, de Portugal e da Bélgica, prendeu 54 pessoas que tinham ligação com a quadrilha, e apreendeu cerca de 3,4 toneladas de cocaína. A maior apreensão aconteceu em julho de 2005, quando uma troca de informações da Polícia Federal brasileira com a Polícia da Espanha resultou na descoberta de 2,5 toneladas de cocaína em um pesqueiro nas Ilhas Canárias.

Na ocasião, sete pessoas foram presas. A estimativa é que o grupo criminoso tenha movimentado mais de 1 milhão de Euros e 800 mil dólares. De todo este valor, quase 400 mil Euros e 600 mil dólares já foram apreendidos. Durante a investigação, a PF realizou diversos flagrantes, ao longo dos quase três anos de ações foram presas 54 pessoas e só para investigar a quadrilha já foram instaurados 20 diferentes inquéritos.

A Operação Kolibra, que significa "Conexão Líbano-Brasil" serviu para a PF identificar todo o funcionamento da quadrilha, sua hierarquia e os bens adquiridos pelo grupo, que serão apreendidos, destinados à PF ou posteriormente leiloados. Nesta apuração, um dos desafios dos investigadores foi monitorar pessoas de várias nacionalidades que se comunicavam em diversas línguas como árabe, italiano, espanhol, inglês e até mesmo sérvio.

Os presos durante a operação responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o narcotráfico, além de lavagem de dinheiro.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo