Sem sombras de dúvidas se você vem tentando tornar um link ainda mais conhecido ou até mesmo fazendo várias pesquisas a respeito das estratégias de SEO, então, se deparou com o termo muito famoso, isto é, o link building.Se for traduzido literalmente, o link building tem o significado semelhante à construção de link. De forma simples, o link building trata-se de um tipo de técnica que é bastante usada junto às técnicas de SEO. Vale ressaltar que além de técnica, também oferece maior importância para os sites, blogs e páginas na internet.Assim sendo, se você busca entender mais a respeito do link building bem como pode usar ele da maneira correta dentro de sua estratégia digital, então, confira este artigo e saiba mais!
Link Building: Você sabe o que é?
Tomando por base o que dissemos agora há pouco, a definição do termo é nada mais, nada menos que a construção de link.Porém, sendo bem mais específico, o termo está correlacionado com a construção de fama, popularidade e reputação de um link a respeito de um site, blog ou página dentro da web.No entanto, de modo mais simplificado, a importância de um site é construída no momento em que os motores de busca identificam que determinado link tem sido bastante compartilhado, recebendo muitos cliques e citações em vários outros sites.O resultado de tudo isso são os motores de busca do Google, por exemplo, posicionar, ranquear melhor as páginas e sites que vem representando um bom nível de credibilidade.Dentro deste tipo de técnica podem ser envolvidos dois tipos de links, são eles:
Links externos: são aqueles que são adquiridos de outros sites, páginas;
Links internos: por sua vez, são aqueles que são adicionados dentro do seu próprio site, blog, página.
Saiba para o que serve o link building
Uma vez já tendo entendido o que é o link building, agora você precisa compreender para qual utilidade é destinada esta técnica. A função primordial do link building é demonstrar o nível de popularidade e também a autoridade do site dentro do mercado digital. Isso acontece porque os mecanismos de busca do Google fazem a investigação dos links que redirecionam para determinado site.Isto é, quanto maior for o número de links que um site recebe, então, o seu nível de credibilidade será proporcionalmente aumentado. A lógica também serve para os links internos, do próprio site. A popularidade, referência e importância também crescem em seu segmento de mercado.Em decorrência disso, se uma pessoa efetuar uma busca nos mecanismos do Google sobre o conteúdo ao qual é seu nicho, então, o link building será o responsável por melhorar a posição, o rank nos resultados da busca, desde que a técnica esteja sendo muito bem utilizada, da maneira mais correta possível.
Como melhorar link building?
Imagem por Foto de Oleksandr Pidvalnyi via Pexels Imagem de PhotoMIX Company via PexelsNão é suficiente a adição e muito menos a compra de backlinks para que haja aperfeiçoamento do link building. Uma vez que, os algoritmos do Google já identificaram este tipo de prática.A partir disso, são as técnicas de SEO que se tornam mais eficazes sendo usadas em conjunto com o link building. Assim, havendo mais chances de alcançar maior relevância à sua página, desse modo, você pode seguir a seguintes estratégias:
Utilizando técnicas de marketing digital
O marketing digital, embora muita gente ainda não saiba, é um dos pilares de um ótimo link building. Pois basta que você crie um conteúdo que sane o desejo do seu público por conhecimento que, então, aumentarão suas chances de compartilhamento.Logo, além de aumentar seu tráfego orgânico de seu site, conseguirá manter seu público e criará cada vez mais autoridade.
Encontrar parcerias para backlinks
Conseguir algumas parcerias que tenham site que já são sinônimo de autoridade no Google, por exemplo, é uma boa ideia. Afinal, ao usar seus links como backlinks sua credibilidade também cresce. Não se esqueça de que precisa ser um site do seu segmento.
Criar guest posts
Ao passo que você adquire algumas parcerias, pode-se promover um acordo de criação de guest posts, isto é, criar conteúdo que seja relevante para sua parceria e, assim, é permitido colocar o link do seu site, página ou blog.
Fazer co-marketing
O co-marketing, sendo uma ferramenta do marketing, não serve apenas para blog. Um exemplo disso, é a criação de materiais como um e-book para que, dessa forma, tanto você quanto o seu parceiro promovam o infoproduto e os links das páginas de vocês.
Buscar por assessoria de imprensa
Os sites de notícias também são ótimas maneiras de criar link building de qualidade, pois são sites que têm bastante reconhecimento e importância para o Google e você pode usar isso a seu favor. Portanto, tente entrar em contato com estas espécies de site.
Fazer utilização de topic clusters
O topic clusters nada mais é que um sistema hierarquizado das páginas de um site ou mesmo de um blog.Eles são um grupo de artigos que ficam em torno de um tópico principal e usa uma página de pilar como eixo para links internos.Um exemplo prático é o uso em outros post de keywords que se relacionem com o conteúdo que leve importância e trata sobre um dos pilares do seu próprio negócio. O melhor disso tudo é que essa técnica é incrementada dentro do seu site e/ou blog.
Evitar backlinks duvidosos
Por fim, e o erro de muita gente, ainda quando já possui bons conhecimentos em técnicas de SEO, é ter a ilusão de confiar em todo e qualquer backlink. O segredo é lembrar que, embora a quantidade de backlinks dentro do site, página ou blog ajude a ranquear ainda mais o seu negócio, não significa que todos os backlinks têm boa qualidade. Por conta disso, é preciso ter muito cuidado com o backlinks e sempre fazer a análise se eles tratam de ser spam ou até mesmo duvidosos.
Conclusão
De maneira resumida, às vezes na internet você vai precisar contar com a sorte, mas somente se não tiver os cuidados e conhecimento necessários. Pois que, dentro do mundo digital há muitas técnicas que podem fazer com que a sua página cresça bastante e com informações e resultados que podem ser mensurados.
Imagem destacada: Vojtech Okenka via Pexels
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.