Após sete anos, outro filme nacional faz sucesso em Berlim. O cineasta brasileiro Cao Hamburger recebeu diversos e intensos aplausos da platéia assistiu à sessão oficial de seu longa "O Ano em que meus Pais Saíram de Férias", em competição pelo Urso de Ouro. Hamburger curvou-se, tendo à sua direita e à sua esquerda, de mãos dadas, as outras 13 pessoas da equipe do filme que vieram a Berlim todos acompanharam o diretor no gesto de reverência à platéia, curvando-se diante de quem os homenageava.
Primeiro a ser chamado ao palco após a sessão, o cineasta se desculpou por não saber falar alemão, embora seu pai e boa parte de sua família tenham nascido em Berlim, como explicou. Com voz emocionada, Hamburger dedicou a sessão aos pais e pediu licença para apresentar sua equipe, convidando-os ao palco.
Um a um, subiram os atores Michel Joelsas (o protagonista Mauro), Germano Hauit (Shlomo), Daniela Piepszyk (Hanna) e Simone Spoladore (Bia, a mãe de Mauro) todos fervorosamente aplaudidos.
A numerosa delegação, segunda maior do festival, foi citada por Fabiano Gullane para explicar "a importância que a equipe está dando ao fato de estar neste festival".
O Festival de Berlim, considerado o terceiro mais importante do mundo, depois dos de Cannes e Veneza, tem nesta edição 22 concorrentes ao Urso de Ouro. O resultado será divulgado no sábado, dia 17. O filme brasileiro foi o segundo a ser exibido no festival, aberto na quinta, com o candidato francês La Vie en Rose, de Olivier Dahan.
Em campanha, na sessão oficial de gala, os atores-mirins Joelsas e Piepszyk conquistaram ainda mais a platéia, quando tomaram a palavra, após os agradecimentos de Hamburger.
- Estou muito honrado de vir para este festival -, afirmou Joelsas, antes de explicar que iria dizer em Berlim algo que se tornou seu bordão nas pré-estréias no Brasil: "Queria pedir para que quem gostou do filme o indicasse, e quem não gostou também".
"O Ano em que meus Pais Saíram de Férias" é aplaudido em Berlim
Arquivado em:
Sexta, 09 de Fevereiro de 2007 às 18:16, por: CdB