A partir desta quarta-feira, entra em vigor um decreto federal que estabelece que grandes supermercados e magazines terão de dispor de leitores de código de barra a uma distância máxima de 15 metros de onde está o produto.
De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) o comércio ainda não se adaptou à regra. Segundo Marcel Solimeo, economista da entidade, as atribulações com o movimento de Natal não permitiram que os comerciantes se preocupassem com as novas regras.
Apesar disso, o Procon, órgão de defesa do consumidor, deve começar a fiscalizar as novas regras imediatamente. Além de estabelecer a norma dos leitores de código de barra, o decreto inclui regras de discriminação de taxas de juro e valor de parcelas para compras a prazo. O comerciante está obrigado a mostrar também a diferença entre o preço à vista e o parcelado. Quanto à identificação dos preços dos produtos, a loja que não quiser se preocupar com a distância entre leitores de código de barras poderá colocar etiquetas individuais nas mercadorias.
Nova regra dos códigos de barra entra em vigor nesta quarta-feira
Arquivado em:
Quarta, 20 de Dezembro de 2006 às 19:37, por: CdB