A decisão desta sexta-feira da Fifa, que obriga o Corinthians a pagar oito milhões de euros (R$ 22 milhões) ao Lyon, foi bem recebida pelo atacante Nilmar. Como o jogador não quer voltar ao Lyon (FRA), o veredicto da entidade máxima do futebol de que o clube francês não pode pedir seu retorno imediato à França foi muito comemorado.
- O Nilmar não tem interesse em voltar para lá (Lyon), já que não é bem quisto pelo clube e não seria titular - afirmou o advogado André Ribeiro.
Agora, o acordo anunciado pelo empresário Renato Duprat está mais próximo. O representante do MSI, na última quarta-feira, afirmou que o empresário do atleta, Orlando da Hora, se comprometeu a abrir mão de sua comissão, além do próprio Nilmar, que também não receberia o valor que tem direito em relação às luvas. Em contrapartida, o Corinthians faria sua parte, pagando a dívida em relação ao direito de imagem - cerca de R$ 1 milhão.
Caso o clube paulista não pague o valor acertado, o advogado de Nilmar deverá tomar outro caminho. A reconciliação, que estaria próxima, se transformaria em mais briga. Os advogados do jogador, fortalecidos pela decisão da Fifa, entrariam na Justiça para caçar a liminar do clube e liberar Nilmar para outro time.
Corinthians pode ser rebaixado
Apesar da decisão da Fifa favorável ao Lyon, o caso ainda deve se estender por um bom tempo. Isso porque o Timão tem um prazo de 21 dias para entrar com um recurso no Tribunal Arbitral do Esporte, em Lausanne, na Suíça, o que deve prolongar o processo por mais seis meses. Agora, caso não entre com esse recurso, o Corinthians terá de quitar a dívida em no máximo 30 dias.
- Por enquanto o Corinthians está condenado a pagar 8 milhões de euros, tem um prazo de 21 um dias para recorrer e ai o prazo de 30 dias para o pagamento fica suspenso até que saia a decisão final. Mas tentaremos reverter essa decisão - disse o advogado do Corinthians, Paulo Rogério Amoretty.
Por incrível que pareceça, a decisão da Fifa pode facilitar na permanência do atleta no clube.
- O Nilmar poderá atuar normalmente. A decisão não considerou que ele tivesse alguma relação com o Lyon. Então o Nilmar não tem mais ligação com o clube francês - explicou o advogado.
Caso o Corinthians não pague o os oito milhões de euros ao Lyon, o clube receberá punições da Fifa, como rebaixamento no Campenato Brasileiro e ficar impedido de fazer transações internacionais, além de perder Nilmar.