Ronaldo ajudou o Real Madrid a conquistar o segundo título consecutivo da Liga dos Campeões e terminou como artilheiro da competição, com 12 gols, neste ano
Por Redação, com Reuters - de Zurique:
Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar foram nomeados nesta sexta-feira os finalistas do prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo.
Ronaldo ajudou o Real Madrid a conquistar o segundo título consecutivo da Liga dos Campeões e terminou como artilheiro da competição, com 12 gols, neste ano.
Messi e Neymar conquistaram juntos pelo Barcelona o título da Copa do Rei; e o atacante argentino ainda foi o artilheiro do Campeonato Espanhol, com 37 gols; enquanto o brasileiro teve atuação destacada nas eliminatórias da Copa do Mundo.
O capitão da Juventus, Gianluigi Buffon, foi indicado ao prêmio de melhor goleiro depois de levar o time italiano ao sexto título nacional consecutivo; o terceiro da Copa da Itália e o vice-campeonato da Liga dos Campeões.
Ao lado dele estão Keylor Navas, do Real Madrid, e Manuel Neuer, do Bayern de Munique.
O francês Zinedine Zidane, do Real Madrid, e os italianos Antonio Conte, do Chelsea, e Massimiliano Allegri, da Juventus; foram indicados ao prêmio de melhor técnico masculino.
O prêmio de melhor jogadora de futebol será disputado entre a atacante venezuelana Deyna Castellanos, a meia norte-americana Carli Lloyd; e Leike Martens, que ajudou a Holanda a conquistar o título da Euro 2017.
A cerimônia de premiação será realizada em Londres, em 23 de outubro.
Real Madrid
Com um recorde de 13 nomes indicados, o Real Madrid é o clube mais bem representado na lista de 55 concorrentes à seleção de 11 jogadores da Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro).
Os gigantes espanhóis, que conquistaram o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campões na última temporada; também detêm o recorde de 12 nomes pré-selecionados nas listas de 2014 e 2015.
Nove espanhóis estão entre os finalistas, o que faz da Espanha o país mais bem representado, e França e Brasil vêm logo atrás com sete indicações cada.
A Inglaterra, que dominou a primeira lista de finalistas em 2005 com 10 indicações, só tem um representante neste ano; Harry Kane, atacante do Tottenham Hotspur que foi mencionado pela primeira vez.
O atacante português Cristiano Ronaldo e o goleiro Gianluigi Buffon, da Juventus, também foram incluídos; o que os tornou os dois únicos jogadores a entrarem em todas as listas finais do prêmio desde sua primeira edição.
Cerca de 25 mil jogadores profissionais participaram da pré-seleção, que neste ano contempla as atuações dos jogadores entre agosto e junho, alinhada com a maioria das competições de clubes. As edições anteriores englobavam atuações de todo o ano.
Os 11 escolhidos serão anunciados em uma cerimônia de premiação em Londres no dia 23 de outubro.