Rio de Janeiro, 12 de Setembro de 2025

Neve e gelo deixam 300 mil casas sem energia elétrica nos EUA

Arquivado em:
Segunda, 15 de Janeiro de 2007 às 17:24, por: CdB

Tempestades de gelo e neve que já mataram pelo menos 21 pessoas os Estados Unidos continuam a atingir o país e deixaram 300 mil casas sem energia elétrica. No Estado do Missouri, foi declarado Estado de emergência e a Guarda Nacional foi chamada, depois que as tempestades interromperam o fornecimento de energia para cerca de 200 mil casas. As tempestades também derrubaram árvores, sinais de trânsito e bloquearam estradas.

Outro Estado muito afetado é Oklahoma, onde cerca de 100 mil casas estão sem luz e 350 integrantes da Guarda Nacional ajudaram a limpar o gelo e a neve e percorreram as ruas nas áreas mais atingidas, indo de casa em casa para checar a situação dos moradores. No Texas, 415 vôos foram cancelados no domingo no aeroporto internacional de Dallas.

As baixas temperaturas bateram recordes até na Califórnia, que geralmente tem temperaturas mais suaves durante todo o ano. Agricultores do setor cítrico em partes do Estado estão usando máquinas de vento para proteger suas frutas dos efeitos do frio.

Meteorologistas afirmam que o sistema que está causando as tempestades está se dirigindo para o nordeste do país, ameaçando levar mais de 30 centímetros de neve para a Nova Inglaterra, na costa leste americana.

O sistema estaria reunindo umidade do Golfo do México e ar frio do Ártico e deve atingir a costa Leste na terça-feira.

Tempestades como estas ocorrem quando a chuva cai em um período de temperaturas extremamente baixas, causando seu congelamento quase instantâneo quando atinge uma superfície, resultando em camadas de gelo de vários.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo