Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2025

Navio italiano Vespucci parte de Gênova rumo ao porto de origem

Arquivado em:
Segunda, 16 de Junho de 2025 às 14:19, por: CdB

Turistas, moradores e curiosos deram adeus ao navio escola da Marinha Militar, enquanto sua silhueta se perdia pelo horizonte.

Por Redação, com ANSA – de Roma

O navio italiano Amerigo Vespucci encerrou sua missão de onde começou: no porto de Gênova, Ligúria, norte da Itália. No domingo, pela última vez, o veleiro “mais belo do mundo” zarpou do local, onde, em 1º de julho de 2023 partiu para navegar o mundo, com a diferença que agora está mais carregado, de histórias e recordações.

Navio italiano Vespucci parte de Gênova rumo ao porto de origem | Pela última vez, público agradece Vespucci por sua missão
Pela última vez, público agradece Vespucci por sua missão

Turistas, moradores e curiosos deram adeus ao navio escola da Marinha Militar, enquanto sua silhueta se perdia pelo horizonte.

Foi “uma viagem épica”, definiu o ministro da Defesa, Guido Crosetto, sobre o tour realizado pela tripulação do Vespucci, que agora retornou para o porto de La Spezia, sua “casa”.

Isso porque, durante dois anos, os marinheiros do navio de 94 anos levaram o Made in Italy através da exposição itinerante “Villaggio Italia”, percorrendo os quatro cantos do mundo, mais de 80 mil quilômetros navegados em cinco continentes e 32 países, incluindo o Brasil em outubro de 2023, com paradas em Fortaleza e Rio de Janeiro.

“Mais belo do mundo”

Vespucci retornou para casa com o livro de bordo cheio de fotografias e dedicações de centenas de autoridades de todo o planeta durante suas visitas. Já a memória de quem viveu a experiência no veleiro “mais belo do mundo” segue presente em cada porto por onde passou.

O navio voltou para Gênova no último 10 de junho, quando foi recebido com festa pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, que concedeu uma medalha de honra aos marinheiros do Vespucci.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo