Os satélites gêmeos foram projetados para voar de costas um para o outro, com até 10 segundos de intervalo sobre o mesmo local.
Por Redação, com Europa Press – Washington
A equipe da missão TRACERS da Nasa, lançada em 23 de julho, está tentando recuperar um dos dois satélites da missão, com o qual a comunicação foi perdida dois dias após o lançamento em órbita.

A missão TRACERS (Tandem Reconnection and Cusp Electrodynamics Reconnaissance Satellites) é composta por duas naves espaciais (SV1 e SV2) com o objetivo de determinar como o escudo magnético da Terra protege nosso planeta dos efeitos do clima espacial.
Os satélites gêmeos foram projetados para voar de costas um para o outro, com até 10 segundos de intervalo sobre o mesmo local, para fazer um registro de 3 mil medições em um ano e obter uma imagem detalhada de como a reconexão magnética muda com o tempo.
Oportunidade no final de agosto
No entanto, um problema com o subsistema de energia em 25 de julho levou a contatos intermitentes e à perda de comunicação com o SV1, enquanto o SV2 está em boas condições. Dados anteriores sugerem que a espaçonave só pode estar ativa quando recebe energia adequada por meio de seus painéis solares. Devido à orientação atual da espaçonave, a próxima oportunidade de restabelecer o contato e implementar medidas adicionais de recuperação será no final de agosto, quando os painéis solares da SV1 receberem mais luz solar.
A equipe está analisando os dados coletados da espaçonave para diagnosticar e determinar as próximas etapas. Após qualquer contato com a espaçonave, a equipe avaliará seu status e qualquer impacto sobre os objetivos científicos da missão, informa a Nasa.
A espaçonave SV2 está agora operacional e sua manutenção e instrumentação estão dentro do cronograma. A Nasa espera concluir o comissionamento da SV2 até o final de agosto.