As obras de arte da exposição foram produzidas pelos frequentadores da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro. A mostra convida a problematizar questões sobre arte, liberdade, loucura.
Por Redação, com Brasil de Fato - de Brasília
'Essa coisa que Pulsa' é o nome da mostra que entra em cartaz no Museu da UFRGS nesta quinta-feira, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A visitação é gratuita e segue até 7 de julho. Entre as atividades da programação, estão encontros e debates, entre eles, Ricardo Resende, curador Museu Bispo do Rosário, além de sessões de cinema com a temática da loucura na Sala Redenção.

As obras de arte da exposição foram produzidas pelos frequentadores da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro. A mostra convida a problematizar questões sobre arte, liberdade, loucura e ativar saídas possíveis para a construção de outros referenciais sociais no resgate de vidas singulares.
Hospital Psiquiátrico São Pedro
Saindo da clausura, mas sem deixar de lado sua origem, esta exposição traz desenhos, pinturas, esculturas, escritos, bordados, impregnados de força indecifrável. São trabalhos individuais, coletivos e documentos que narram a história da Oficina de criatividade, do Hospital Psiquiátrico São Pedro e da Luta Antimanicomial no Brasil.
Os trabalhos estão marcados por emoções, dores contidas, extravasadas ou superadas, o que pode não transparecer nos efeitos de cores e formas na peça final, mas encontra-se latente no fazer de cada artista. Entre estes, estão moradores de longa permanência e pessoas internadas na área hospitalar, usuários do ambulatório e de outros serviços de saúde.
Essa Coisa que Pulsa, principal objeto do projeto Re-Existência, Memória e Arte: 30 anos da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, tem curadoria de Barbara Neubarth, Blanca Brites, Mário Eugênio Saretta, Tatiane Silva e Vanessa Aquino. Pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, até o dia 7 de julho, no andar térreo do Museu da Ufrgs, localizado no campus central da universidade (Oswaldo Aranha, 277, Porto Alegre).
Ações educativo-culturais
O projeto prevê também uma série de ações educativo-culturais, como encontros de debate, mediações, live, palestras e mostra de cinema. Destaque para a palestra de Ricardo Resende, curador chefe do Museu Bispo do Rosário (RJ), que estará presente em Porto Alegre no Dia Internacional dos Museus e Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no dia 18 de maio, na Casa da Memória Unimed, que apoia a atividade.
Re-Existência, Memória e Arte é uma iniciativa da Sabiá Cultural e da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e conta com o apoio cultural de instituições como Museu da UFRGS, Casa da Memória Unimed, NuTAL/UFRGS e Sala Redenção.