Para Roberto Precioso, secretário de Segurança Pública do Rio, os ataques criminosos ocorridos entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira podem ter sido motivados por possíveis mudanças na política da administração penitenciária a partir de 2007, com a mudança de governo.
Os ataques já deixaram 16 mortos, entre eles sete ocupantes de um ônibus que foi incendiado e cinco supostos criminosos.
Roberto Precioso acredita que os presos temem um regime disciplinar mais rígido e através dos ataques estejam tentando pressionar o governo a negociar concessões e privilégios.
O secretário afirmou que os atos criminosos já estavam sendo monitorados pelo setor de inteligência e que agora as lideranças do crime organizado foram isoladas. Precioso declarou que apesar do resultado "trágico", a polícia conseguiu "evitar o pior".
Os atentados podem ter ainda um outro motivo: o descontentamento contra ações de milícias em morros da cidade. Milícias formadas por policiais, ex-policiais, bombeiros, agentes penitenciários e militares já expulsaram traficantes de comunidades e ocuparam favelas.
Mudanças no setor penitenciário pode ser causa de ataques
Arquivado em:
Quinta, 28 de Dezembro de 2006 às 10:06, por: CdB