Rio de Janeiro, 24 de Julho de 2025

Moscou expulsa diplomatas britânicos acusados de 'espionagem'

Arquivado em:
Segunda, 10 de Março de 2025 às 13:53, por: CdB

Expulsões e retaliações entre os dois países têm se tornado cada vez mais comuns nos últimos tempos. No mês passado, o governo de Keir Starmer anunciou a expulsão de um diplomata russo em Londres.

Por Redação, com ANSA – de Moscou

A Rússia anunciou nesta segunda-feira a expulsão de dois diplomatas do Reino Unido acusados de espionagem, dando a eles “duas semanas para deixar o país”.

diplomatas.jpg
Mais dois diplomatas britânicos foram expulsos da Rússia

O Serviço Nacional de Segurança (FSB) de Moscou acusa o segundo-secretário da embaixada britânica e o marido do primeiro-secretário de “levarem adiante atividades de subversão e de inteligência que ameaçam a segurança da Federação Russa”.

Londres reagiu às acusações, definindo-as como “caluniosas e infundadas”.

“Não é a primeira vez que a Rússia faz acusações maliciosas e infundadas contra o nosso corpo diplomático”, disse em nota o Ministério das Relações Exteriores britânico.

Expulsões e retaliações

Expulsões e retaliações entre os dois países têm se tornado cada vez mais comuns nos últimos tempos. No mês passado, o governo de Keir Starmer anunciou a expulsão de um diplomata russo em Londres, em resposta à medida similar adotada por Moscou em novembro contra um diplomata do Reino Unido.

Na última sexta-feira, um tribunal britânico condenou três búlgaros no país por participarem de uma rede de espionagem que, durante três anos, passou informações confidenciais para a Rússia.

Além disso, o apoio de Starmer à Ucrânia na guerra contra os russos também tem incomodado o governo de Vladimir Putin, que por sua vez, conseguiu aproximação dos Estados Unidos.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo