O ministro afirmou, ainda, ser contra a pauta da anistia aos condenados pelos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023.
Por Redação – de Brasília
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) afirmou, nesta sexta-feira, que “o que o bolsonarismo fez com o Brasil é um crime”, em entrevista ao canal norte-americano de TV CNN. A fala ocorre em meio as medidas tarifárias de 50% impostas aos produtos brasileiros pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

— O que o Trump está fazendo com o Brasil é um desserviço com o povo brasileiro, o que esse bolsonarismo fez com o Brasil é um crime, porque o emprego não é de direita, de centro, de esquerda, o emprego é do povo brasileiro — declarou o ministro.
O ministro afirmou, ainda, ser contra a pauta da anistia aos condenados pelos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023.
— Eu sou contra a anistia, eu acho que é um sinal muito ruim que o Congresso poderá dar a setores da sociedade brasileira. O que eu acho que devemos discutir, até porque na minha avaliação há excessos, é a tipificação da pena, e é nesse sentido que eu espero que o Congresso Nacional possa trabalhar — afirmou.
Eleição
Costa Filho esclareceu, porém, que confia na decisão do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, de seu partido, que na última quarta-feira reuniu-se com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também do Republicanos, para discutir o Projeto de Lei (PL) da anistia.
Quando questionado sobre uma possível candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro afirmou estar “ao lado do presidente”, “por entender que é a melhor opção para o Brasil”.
— Eu tenho muita confiança que o presidente Lula chegará muito fortalecido nas eleições de 2026. O presidente Lula vai se reeleger presidente da República — resumiu.